#MuseuEmFamíliaVirtual - Retratos da Nossa História

#MuseuEmFamíliaVirtual
Retratos de Nossa História

#MuseuEmFamíliaVirtual | Retratos de Nossa História

Publicado na sexta-feira, 10/09/2021

#MuseuEmFamília Virtual! Você, sua família e amigos podem fazer juntos as atividades da Casa Museu Ema Klabin em sua casa, quando vocês quiserem!

Para esta edição, convidamos o Campo do Brincar, com a artista Sandra Lessa, para desenvolver uma oficina em vídeo especialmente elaborada para o público da Casa Museu Ema Klabin.

A oficina “Retratos de Nossa História” convida a observar os retratos presentes na coleção da Casa Museu Ema Klabin e, a partir dessas obras de arte, conversar sobre as imagens de rostos, fotografias, autorretratos, selfies e propor uma atividade sobre história, memória e identidade.

A atividade convida o participante a realizar uma sobreposição de suas imagens atuais com as imagens de seus ancestrais, propondo como metáfora a imagem de que cada pessoa carrega a sua história, que reluz como uma estrela, uma chama pessoal e intransferível. Coletivamente compomos uma constelação e esse conjunto estelar compõe o universo. Nossas memórias compõem a luz de uma multidão e refletem a história da vida.

Campo do Brincar

Criado em 2020 para produzir e divulgar um conteúdo cultural de qualidade e com potencial educativo para adultos e crianças, o projeto surgiu da inquietação de profissionais que trabalham há anos com o universo a arte e da educação, e buscam desenvolver ações que integrem estas duas áreas de conhecimento, fundamentais para a formação humana. As atividades do Campo do Brincar valorizam o desenvolvimento da sensibilidade, que favorece o desenvolvimento cognitivo e aprimora percepções, gerando ampliação da escuta e do convívio social mais harmonioso. Idealizado pela artista, pedagoga e gestora de projetos em cultura e educação Gisele Pennella e pelo músico e produtor Fernando Alves, o Campo do Brincar produz conteúdos de arte e educação com temáticas sobre o desenvolvimento infantil para crianças na fase da primeira infância (0 a 6 anos) e adultos que convivem com crianças pequenas.

Sandra Lessa

Autora dos livros “Farol das Ilhas: histórias de vida para além de um hospital” (2020, Arte Despertar e ProAC); “O Narrador está em quem ouve: o estudo de histórias de vida no trabalho do ator performer” (2013, UNICAMP e NEA Edições Acadêmicas). Trabalha como narradora para o Instituto Museu da Pessoa de São Paulo e em hospitais públicos pela Associação Arte Despertar. Na área da memória e da cena contemporânea atuou como atriz e performer com Anna Maria Maiolino (performances In-atto, “É”, “Por um fio”), com o coletivo alemão Rimini Protokoll no áudio-tour “Remote SP”, e com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos no espetáculo “Memórias Impressas”. Em 2019 dirigiu a o espetáculo “Peça para Lembrar – memórias de moradores do Jaguaré” pelo Projeto Palco.

Relacionados