#MuseuEmFamília
Oficina de Iluminuras

#MuseuEmFamíliaVirtual | Oficina de Iluminuras - Cláudia Gil

Publicado na quinta-feira dia 1/7/2021

O Programa Museu em Família agora também é virtual! Você, sua família e amigos podem fazer juntos as atividades da Casa Museu Ema Klabin na sua casa!

A artista gráfica e ilustradora Cláudia Gil é a convidada para desenvolver a oficina “Iluminuras” vídeo especialmente elaborado para o público da Casa Museu Ema Klabin.

Iluminura, do verbo em latim Iluminare, lumen que significa luz.

A Oficina “Iluminuras” inspirada nas pinturas decorativas que ilustravam os manuscritos medievais, é uma proposta divertida que convida a experimentar os recursos gráficos e ensina de forma fácil fazer uma iluminura em casa, com materiais caseiros e dicas de alguns materiais profissionais.
A oficina dialoga com a exposição virtual “O Falsificador Espanhol” em cartaz no site da Casa Museu Ema Klabin com curadoria de Paulo de Freitas Costa e apresenta a fascinante história do falsificador que se tornou famoso, mas cuja identidade é desconhecida. Na exposição, duas páginas do famoso falsificador e iluminuras originais do séc. XV.

Claudia Gil

Artista gráfica e ilustradora, formada em arquitetura pela FAU USP, atua no campo do design gráfico a mais de 20 anos. Em 2017 abriu seu estudio onde se divide no desenvolvimento de projetos gráficos comissionados e peças visuais autorais. Por conta disso, a sua produção nas artes tem sempre uma ligação plástica com a área gráfica. Outra grande influência é o tecido e a costura, que faz parte da memória afetiva de infância. Este fazer entra na produção visual, que incorpora estamparia manual, bordado, costura, tapeçaria e colagem, além da experimentação de técnicas de impressão e o uso de superfícies diversas como papel, tecido, azulejo e mural. A linguagem, ora mais abstrata ora mais figurativa, é a soma destas técnicas inspirada pela observação do entorno próximo, da conexão com o ambiente ao redor, experiências de viagens, vida na metrópole versus paisagens naturais, natureza x sociedade.

Relacionados