Oficina de Calçada

Museu em Família
Oficina de Calçada

Museu em Família | Oficina de Calçada

Educativo

Domingo, 30/06/2019 das 14h30 às 16h30

gratuito

35 vagas por ordem de inscrição

Inscrições a partir do dia 07/06

*Imagem: Oficina Sesc Santo André, 2017 Foto: Marcos Gorgatti

O Programa Museu em Família desenvolvido pelo Educativo Ema Klabin convida pessoas de diferentes idades, interesses e perfis para vivenciarem propostas que promovem encontro e convivência.

Para a edição de junho o Educativo convida a artista visual e educador Marcos Gorgatti para realizar a Oficina de Calçada. Partindo do padrão original da calçada de São Paulo, criado em 1966 por Mirthes dos Santos Pinto, Marcos Gorgatti utiliza os mesmos 3 módulos em ladrilho hidráulico para compor diferentes arranjos que partem da lógica construtiva da proposta original. Durante a oficina os participantes irão utilizar os módulos originais da calçada paulistana para propor diferentes padrões construtivos. A oficina propõe um compartilhamento das experiências criativas na construção de imagens ao manipular e propor outras formas para além das que deram origem a calçada paulistana, dessa forma, a oficina também toca nos desejos que dão forma à cidade que queremos construir.

 

Marcos Gorgatti

É artista plástico, fotógrafo e educador e faz uso de materiais gráficos, textos, objetos de comunicação visual e mobiliário urbano para criar obras, situações, publicações, oficinas, conversas e encontros. Estudou Artes Plásticas na Universidade Estadual Paulista e desde 2005 participa de exposições, realizando trabalhos de parceria e projetos com educativos de museus, instituições psiquiátricas, coletivos de artistas multimídia, escolas e etc. Realizou exposições individuais no Centro Universitário Maria Antônia, na Galeria Emma Thomas em São Paulo e no Palácio das Arte em Belo Horizonte. Participou de exposições coletivas no Museu da Imagem e do Som, no Instituto Cervantes, no Sesc Belenzinho em São Paulo e na Caixa Cultural no Rio de Janeiro. Faz parte do coletivo de artistas multi-mídia o Estúdio Sem Nome que realiza parceria com o Instituto Tomie Othake no projeto Arte, Cultura e Costura no Canindé, em São Paulo.

Público-alvo

Crianças, jovens e adultos

Relacionados

Lançamento do Catálogo

Ecos do Modernismo

Ética e etiqueta