João Loureiro

Jardim Imaginário
João Loureiro

→ O Serviço das Formigas

Jardim Imaginário | O Serviço das Formigas - João Loureiro

de setembro a novembro de 2013

Foto: Marcos Gorgatti

Download Gratuito

Não se trata exatamente de um trem. O que percebemos neste entrar e sair contínuo da casa que abriga a Fundação Ema Klabin é antes o movimento e a previsibilidade, a evidência de que algo se transporta e se organiza. Uma máquina de redesenhar o espaço, inclusive pelas relações de escala e proporção impostas pelo seu tamanho que, embora escape da miniatura, não se agiganta a ponto de violentar o acervo em sua composição habitual.

Os trilhos pelos quais se move esta discreta estrutura são um primeiro indício desta evidência. Contudo, logo se vê que a relação entre suporte e carga faz desta série de vagões também uma espécie de móvel de exposição para um serviço de louças que giram coladas a eixos verticais, e assim parecem saudar o espectador do modo mais incontinente. Puxam a fila os pratos rasos, protótipos de pratos, seguidos pelos pratos fundos, depois pelos de sobremesa. Xícaras de chá e seus respectivos pires fecham o cortejo como se encerrassem o ato de servir. Esperava-se que a máquina fosse dona de seu conteúdo, mas revela-se o inverso: é a pequena coleção que desfila sobre ela.

Depois, repara-se nos desenhos de formigas que, estampadas em cada peça, carregam objetos de várias funções e tamanhos. Fazem referência direta a valores transportáveis, a indícios de festas, que eram tradição na casa, e outros ainda nos remetem ao próprio imaginário proposto pela intervenção, num jogo de rebatimento entre os objetos e suas representações. Estas figuras acabam tomando um primeiro plano narrativo, e a fileira de formigas emerge como uma imagem guia para nossa percepção.

O aspecto silencioso do trabalho que a imagem de todo objeto oblitera é revelado – o cuidado, que se repete dia após dia, gasto na guarda das coleções, e que evapora das superfícies das peças à revelia de toda devoção despendida. A vida funcionária de uma coletividade anônima que reconhece o mundo mais pelo peso do que pelo valor.

Jardim Imaginário | O Serviço das Formigas – João Loureiro

Curadoria: Gilberto Mariotti
Produção Artística: Renê Foch
Montagem: Criatronic Empreendimentos
Coordenação Geral: Paulo Costa

Relacionados