Jardim Imaginário 2021
Edital Aberto

Jardim Imaginário 2021 - Edital Aberto

Inscrições abertas de 20 de julho a 20 de agosto
Resultado publicado no dia 6 de setembro de 2021

Resultado Edital

Edital Jardim Imaginário 2021

Resultado da seleção

O júri responsável pela seleção do projeto de intervenção para esta edição do programa Jardim Imaginário agradece a cada proponente pela atenção e empenho colocados na elaboração de suas proposições. É motivo de muita satisfação e aprendizado o contato com tantas demonstrações de interesse e formalizações resultantes de processos de pesquisa que se propuseram a dialogar com o espaço da Casa Museu Ema Klabin, especificamente o jardim projetado por Roberto Burle Marx.

Consideramos o grande número de projetos recebidos um sinal importante de engajamento para esta primeira chamada aberta. Escolher apenas uma dentre tantas proposições interessantes representou um desafio, acentuado por sua qualidade e diversidade.

A comissão julgadora e o coordenador de artes visuais da casa museu analisaram os quase cem projetos recebidos, considerando a sua exequibilidade, relevância e diálogo com o jardim projetado por Burle Marx, bem como a qualidade artística e poética e o ineditismo da proposta, e selecionaram o projeto Sob a pele, de Marcia Pastore.

Esperamos contar com participação ainda maior na edição do ano que vem.

Gilberto Mariotti

Thaís Rivitti

Paulo Costa

jardim-imag-C-01
Live de Apresentação

A Casa Museu Ema Klabin publica, nesta segunda-feira, 5 de julho, chamada para inscrições do programa Jardim Imaginário.

O programa Jardim Imaginário tem por objetivo propiciar aos visitantes da casa museu novos percursos e novas leituras por meio de um trabalho artístico contemporâneo inédito, a ser instalado no espaço do jardim da casa museu, projetado por Roberto Burle Marx, promovendo um diálogo com a coleção reunida por Ema Klabin, o espaço de sua residência e as temáticas anuais propostas pela instituição.

As edições anteriores, de que participaram artistas convidados pelo curador Gilberto Mariotti, contaram com obras de João Loureiro, Paulo Climachauska, Leandro Lima e Gisela Motta, e Marcius Galan.

Para a nova edição, realizada no formato de edital, será selecionado um projeto de intervenção artística para o jardim da casa museu a ser apresentado no último trimestre de 2021. A seleção será realizada por uma comissão julgadora composta por Paulo de Freitas Costa, curador da Casa Museu Ema Klabin, Gilberto Mariotti, curador do Jardim Imaginário, e a curadora Thais Rivitti.

O projeto de intervenção artística apresentado deverá ser exclusivo para o Programa Jardim Imaginário. Só serão aceitas instalações artísticas e não projetos em vídeo ou performances. As inscrições ficarão abertas de 20 de julho a 20 de agosto, e o resultado da seleção será divulgado no site https://emaklabin.org.br no dia 6 de setembro de 2021. Esta ação integra o projeto “Fundação Ema Klabin 2021: casa e museu”, patrocinado pela Klabin S.A.

Live de apresentação do edital

 

No próximo dia 22 de julho de 2021, das 19h às 20h, a Casa Museu Ema Klabin promove uma conversa aberta para a  apresentação do edital.  Participam da live os curadores Paulo de Freitas Costa (Casa Museu Ema Klabin), Gilberto Mariotti (da série Jardim Imaginário) e Thais Rivitti que irão apresentar a proposta do novo formato de seleção do Programa  Jardim Imaginário, assim como alguns parâmetros de realização dos trabalhos. A transmissão da live será pelo canal da Casa Museu Ema Klabin no YouTube e também ficará disponível nesta página após o fim da transmissão.

Comissão julgadora

Paulo de Freitas Costa, Gilberto Mariotti e Thais Rivitti

Cronograma Edital

Publicação do edital: 5/7/2021

Live com os curadores: 22/7/2021 às 19h pelo canal da Casa Museu Ema Klabin no YouTube.

Período de inscrição: 20/7/2021 – 20/8/2021

Divulgação do resultado: 6/9/2021

Quem pode se inscrever

Pessoa Física: indivíduo maior de 18 (dezoito) anos, brasileiro ou estrangeiro com residência legal no país;

Pessoa Jurídica: pessoa jurídica de direito privado com ou sem fins lucrativos, constituída sob as leis brasileiras, que tenha finalidade cultural específica na área de artes visuais em seu contrato social ou estatuto;

Coletivo artístico/grupo: coletivo de indivíduos não constituído juridicamente, representado por um de seus integrantes.

Prêmio

O(a) artista selecionado(a) receberá o cachê artístico de R$ 15.000 e até R$30.000 para criação da obra a ser instalada no jardim da casa museu.

Inscrição

Inscrição via Google Forms.

Links

Relacionados