Gravuras de Rembrandt

Exposição
Gravuras de Rembrandt

Exposição | Gravuras de Rembrandt

De quarta a domingo, das 14h às 17h, com permanência até às 18h. Em exposição até 30 de junho de 2019.

De quarta a sexta: R$10,00 (inteira) ou R$5,00 (meia)
Fins de semana e feriados: entrada gratuita

*Imagem: Jovem sentado no chão com uma perna estendida – Rembrandt van Rijn. Holanda, 1646. Coleção Fundação Ema Klabin.

No ano em que diversos museus do mundo homenageiam os 350 anos da morte de Rembrandt, a Casa-Museu Ema Klabin dá destaque às suas gravuras da coleção, apresentando-as em detalhe nas vitrines da recepção.

No período de sua vida (1606-1669), Rembrandt era pouco conhecido fora de seu país e a divulgação de sua obra era – como de tantos outros artistas – realizada principalmente por meio da produção de gravuras.

Grande parte dos artistas apenas fornecia desenhos para que gravadores produzissem as matrizes de impressão, mas Rembrandt teve especial interesse pela técnica, conseguindo produzir obras que buscavam refletir diversos aspectos de sua pintura, especialmente pela exploração dos jogos de luz e sombra.

Abrangendo diversos assuntos, entre estudos, retratos, paisagens e temas bíblicos, as gravuras de Rembrandt só seriam reconhecidas pelo seu caráter inovador e transgressor postumamente, e até hoje são objeto de interesse de museus e colecionadores de todo o mundo.

Esta exposição colocará em destaque nas vitrines da recepção as cinco gravuras originais do artista que normalmente ficam expostas na entrada da biblioteca. Desta forma, poderemos apresentar detalhes de sua história e sua técnica.

Relação de obras expostas:

  • M-0022 Retrato do Caligrafista Lieven Van Coppenol, 1658. Água-forte e ponta-seca;
  • M0023 Jovem sentado no chão com uma perna estendida, 1646. Água-forte e ponta-seca;
  • M0024 Cristo e a Samaritana, 1658. Água-forte e ponta-seca;
  • M0025 Nu feminino reclinado, 1658. Água-forte, ponta-seca e buril;
  • M0348 Estudos da cabeça de Saskia e outros, 1636. Água-forte.

Relacionados