Sala de Música
Quase todos os projetos para a nova casa incluíam um espaço reservado à música – uma das grandes paixões de Ema –, onde ela pudesse acomodar o piano francês Érard, comprado por seu pai em 1912. No mesmo estilo Luís XV do piano, o relógio de piso francês, com maquinário de Jacques Jerôme Gudin (1732–1789), é outra peça importante. De funcionamento preciso, esse tipo de relógio se popularizou no século XVIII nas casas abastadas, onde seu toque sonoro servia para ajustar os outros relógios da casa.
As duas importantes pinturas de Marc Chagall (1887–1985) foram compradas somente nos anos 1970, e a escolha desta sala para a sua disposição pode ter sido uma referência à Ópera de Paris, cujo teto foi pintado pelo artista em 1963. Sua aquisição indica os novos rumos que Ema adotou para a coleção no final de sua vida, quando tomou a decisão de transformar sua casa em museu.
Os painéis otomanos do século XVIII que revestem o ambiente são originários de Damasco, na Síria, e cumprem o papel de melhorar a acústica e projetar o som para o salão ao lado. A decoração conta ainda com duas esculturas religiosas chinesas da dinastia Ming (séc. XVII), um vaso de porcelana celadon (China, séc. XX) e um pé de trono em forma do animal mítico Gajasimha, em marfim esculpido e policromado (Índia, séc. XVI).
31 itens em Sala de Música → Página 2 de 4.
LAMBRI, Séc. XVIII.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
madeira com relevos em "pastiglio", douração à folha sobre base de "bolo armênio" e pintura à óleo (Julio Moraes/99) |
Medidas | 240 x 56,7cm ap. |
Ambiente | Sala de Música |
Tombo | M-0855 |
NO CAMPO (À LA CAMPAGNE), Séc. XX. 1925.
Autor | Marc Chagall |
---|---|
Material ou Técnica |
Óleo sobre tela. |
Medidas | 74,0 x 86,0 cm |
Ambiente | Sala de Música |
Tombo | M-0785 |
NOIVOS COM TRENÓ E GALO VERMELHO, Séc. XX. 1957.
Autor | Marc Chagall |
---|---|
Material ou Técnica |
Óleo sobre cartão. |
Ambiente | Sala de Música |
Tombo | M-0786 |
LUSTRE, Séc. XIX.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
bronze dourado; cristais lapidados |
Medidas | não averiguado. |
Ambiente | Sala de Música |
Tombo | M-0688 |
CACHEPÔ, Séc. XX.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Porcelana grés celadon verde |
Medidas | 25,6 d. x 22 cm |
Ambiente | Sala de Música |
Tombo | M-0643 |
PRATO, Séc. XV. Dinastia Ming (1368-1644).
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Cerâmica gres celadon verde |
Medidas | 33,0 d x 11,7 cm |
Ambiente | Sala de Música |
Tombo | M-0626 |
SOFÁ, Séc. XIX.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira entalhada, tiras de borracha, plumas, tecido de seda. |
Medidas | 77 x 150 x 80 aprox. |
Ambiente | Sala de Música |
Tombo | M-0561 |
CANDELABRO, Séc. XIX.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Bronze dourado; cristais lapidados coloridos; alabastro. |
Medidas | 38,3 x 28,5 x 13,2 cm d (na base) |
Ambiente | Sala de Música |
Tombo | M-0242 |
FIGURA DE BODISATVA, Séc. XVII. Dinastia Ming (1368-1644).
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira entalhada com estuco e pigmentos frios. |
Medidas | 49,0 x 22,1 x 25,2 cm |
Ambiente | Sala de Música |
Tombo | M-0244 |