Sala de Música

Quase todos os projetos para a nova casa incluíam um espaço reservado à música – uma das grandes paixões de Ema –, onde ela pudesse acomodar o piano francês Érard, comprado por seu pai em 1912. No mesmo estilo Luís XV do piano, o relógio de piso francês, com maquinário de Jacques Jerôme Gudin (1732–1789), é outra peça importante. De funcionamento preciso, esse tipo de relógio se popularizou no século XVIII nas casas abastadas, onde seu toque sonoro servia para ajustar os outros relógios da casa.
As duas importantes pinturas de Marc Chagall (1887–1985) foram compradas somente nos anos 1970, e a escolha desta sala para a sua disposição pode ter sido uma referência à Ópera de Paris, cujo teto foi pintado pelo artista em 1963. Sua aquisição indica os novos rumos que Ema adotou para a coleção no final de sua vida, quando tomou a decisão de transformar sua casa em museu.
Os painéis otomanos do século XVIII que revestem o ambiente são originários de Damasco, na Síria, e cumprem o papel de melhorar a acústica e projetar o som para o salão ao lado. A decoração conta ainda com duas esculturas religiosas chinesas da dinastia Ming (séc. XVII), um vaso de porcelana celadon (China, séc. XX) e um pé de trono em forma do animal mítico Gajasimha, em marfim esculpido e policromado (Índia, séc. XVI).

31 itens em Sala de Música → Página 1 de 4.

LAMBRI, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
madeira com relevos em "pastiglio", douração à folha sobre base de "bolo armênio" e pintura à óleo (Julio Moraes/99)
Medidas 240,0 x 46,0 cm aprox.
Ambiente Sala de Música
Tombo M-0943
Ver obra →
LAMBRI, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
madeira com relevos em "pastiglio", douração à folha sobre base de "bolo armênio" e pintura à óleo (Julio Moraes/99)
Medidas 240,0 x 45,0 cm aprox.
Ambiente Sala de Música
Tombo M-0944
Ver obra →
LAMBRI, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
madeira com relevos em "pastiglio", douração à folha sobre base de "bolo armênio" e pintura à óleo (Julio Moraes/99)
Medidas 240,0 x 45,2 cm aprox.
Ambiente Sala de Música
Tombo M-0941
Ver obra →
LAMBRI, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
madeira com relevos em "pastiglio", douração à folha sobre base de "bolo armênio" e pintura à óleo (Julio Moraes/99)
Medidas 240,0 x 45,0 cm aprox.
Ambiente Sala de Música
Tombo M-0942
Ver obra →
LAMBRI, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
madeira com relevos em "pastiglio", douração à folha sobre base de "bolo armênio" e pintura à óleo (Julio Moraes/99)
Medidas 240x 56,7cm ap.
Ambiente Sala de Música
Tombo M-0856
Ver obra →
LAMBRI, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
madeira com relevos em "pastiglio", douração à folha sobre base de "bolo armênio" e pintura à óleo (Julio Moraes/99)
Medidas 240,0 x 56,7 cm ap.
Ambiente Sala de Música
Tombo M-0857
Ver obra →
LAMBRI, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
madeira com relevos em "pastiglio", douração à folha sobre base de "bolo armênio" e pintura à óleo (Julio Moraes/99)
Medidas 240 ,0 x 57,0 cm ap.
Ambiente Sala de Música
Tombo M-0858
Ver obra →
LAMBRI, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
madeira com relevos em "pastiglio", douração à folha sobre base de "bolo armênio" e pintura à óleo (Julio Moraes/99)
Medidas 240,0 x 57,0 cm ap.
Ambiente Sala de Música
Tombo M-0859
Ver obra →
LAMBRI, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
madeira com relevos em "pastiglio", douração à folha sobre base de "bolo armênio" e pintura à óleo (Julio Moraes/99)
Medidas 240,0 x 56,7 cm ap.
Ambiente Sala de Música
Tombo M-0860
Ver obra →