Galeria
Conectando todos os ambientes da casa, a galeria faz referência às grandes galerias dos palácios europeus, onde eram expostas as peças valiosas de uma coleção de arte. No entanto, seu traçado curvo, a iluminação indireta e o revestimento de palha natural introduzem nela elementos modernos, da época em que a casa foi construída.
Pinturas de grandes mestres europeus estão aqui expostas, com obras do Renascimento ao Rococó italianos e do Barroco holandês, em que se destacam duas pinturas de Frans Post, especialmente a grande Vista de Olinda (c. 1650), obra emblemática da coleção pela associação do imaginário tropical brasileiro à tradição artística europeia. Além dela, outras pinturas de gênero e paisagens holandesas completam o significativo conjunto.
A Escola Italiana está representada pelo tondo de Raffaellino del Garbo, seguido pelo Retrato de dama florentina, atribuído a Alessandro Allori, e o belíssimo Retrato de dama como Diana caçadora de Pompeo Batoni. Este último era a pintura favorita de Ema Klabin, que serviria de inspiração para o seu próprio retrato, pintado por Arthur Kaufmann em 1949.
A galeria apresenta também um conjunto importante de peças de cunho religioso, com destaque para o grande banco de sacristia do Gótico francês, ao centro, onde estão dispostas diversas peças litúrgicas e de adoração, como os castiçais de banqueta e o porta-missal de prata luso-brasileira (séc. XVIII), o relevo em alabastro da Coroação da Virgem (Inglaterra, séc. XV) e uma jarra alemã de terracota (séc. XVII), que traz a cena da descida do Espírito Santo no Pentecostes, evento que dá início a igreja cristã.
Expostos na galeria encontram-se requintados objetos de arte de diversos períodos, que representam uma importante faceta do colecionismo. Entre eles, destacamos a caixa decorativa em forma de cofre relicário (séc. XIX), sobre a balaustrada, além de um cofre-relicário de Santa Eulália, em esmalte de Limoges, e uma taça de chifre de rinoceronte (Índia, séc. XV), entre outras peças de prata e marfim.
Na extremidade próxima aos quartos, encontramos um conjunto de peças asiáticas, como um biombo chinês (séc. XVIII), com cenas de batalha e cenas domésticas, e uma tríade (Buda e atendentes) japonesa do período Kamakura (séc. XII). Originalmente, o piso da galeria era coberto por tapetes de origem turca e persa, hoje recolhidos devido ao desgaste que a intensa circulação do público do museu poderia causar.
66 itens em Galeria → Página 4 de 8.
JARRÃO, Séc. XIX / XX.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Porcelana branca |
Medidas | 77,5h x 30 cm. d. ap. |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0147 |
JARRÃO, Séc. XIX / XX.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Porcelana branca |
Medidas | 77,0 h x 29,2 cm d. |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0148 |
BIOMBO, Séc. XVIII.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira entalhada em baixo-relevo, lacada e policromada; metal. |
Medidas | aberto: 197,7 x 246,6 x 2,0 cm esp. ap. |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0149 |
IMAGEM DE BUDA DE TRÍADE AMIDA, Séc. XII. Período Kamakura (1185-1333).
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira entalhada e policromada |
Medidas | 74,0 x 28,0 x 26,0 cm ap. |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0140 |
FIGURA DE ATENDENTE DE TRÍADE AMIDA, Séc. XII. Período Kamakura (1185-1333).
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira entalhada e policromada |
Medidas | 73,0 x 26,1 x 26,0 cm |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0141 |
FIGURA DE ATENDENTE DE TRÍADE AMIDA, Séc. XII. Período Kamakura (1185-1333).
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira entalhada e policromada |
Medidas | 73,0 x 26,0 x 26,0 cm ap. |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0142 |
IMAGEM DE CABEÇA DE BUDA, Séc. XX.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Granito Khmer esculpido. |
Medidas | 28 x 18,1 x 15,7 cm ap. |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0132 |
FRAGMENTO DE BOISERIE, Séc. XVII.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira entalhada, recortada, pintada e dourada; tecido de veludo. |
Medidas | 215,1 x 19,4 x 82,1 cm |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0134 |
CANDELABRO, Séc. XVIII.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Metal dourado, cristal lapidado, vidro jateado |
Medidas | 92,2 x 36,5 x 20,5 cm |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0136 |