Galeria

Conectando todos os ambientes da casa, a galeria faz referência às grandes galerias dos palácios europeus, onde eram expostas as peças valiosas de uma coleção de arte. No entanto, seu traçado curvo, a iluminação indireta e o revestimento de palha natural introduzem nela elementos modernos, da época em que a casa foi construída.
Pinturas de grandes mestres europeus estão aqui expostas, com obras do Renascimento ao Rococó italianos e do Barroco holandês, em que se destacam duas pinturas de Frans Post, especialmente a grande Vista de Olinda ­­(c. 1650), obra emblemática da coleção pela associação do imaginário tropical brasileiro à tradição artística europeia. Além dela, outras pinturas de gênero e paisagens holandesas completam o significativo conjunto.
A Escola Italiana está representada pelo tondo de Raffaellino del Garbo, seguido pelo Retrato de dama florentina, atribuído a Alessandro Allori, e o belíssimo Retrato de dama como Diana caçadora de Pompeo Batoni. Este último era a pintura favorita de Ema Klabin, que serviria de inspiração para o seu próprio retrato, pintado por Arthur Kaufmann em 1949.

A galeria apresenta também um conjunto importante de peças de cunho religioso, com destaque para o grande banco de sacristia do Gótico francês, ao centro, onde estão dispostas diversas peças litúrgicas e de adoração, como os castiçais de banqueta e o porta-missal de prata luso-brasileira (séc. XVIII), o relevo em alabastro da Coroação da Virgem (Inglaterra, séc. XV) e uma jarra alemã de terracota (séc. XVII), que traz a cena da descida do Espírito Santo no Pentecostes, evento que dá início a igreja cristã.
Expostos na galeria encontram-se requintados objetos de arte de diversos períodos, que representam uma importante faceta do colecionismo. Entre eles, destacamos a caixa decorativa em forma de cofre relicário (séc. XIX), sobre a balaustrada, além de um cofre-relicário de Santa Eulália, em esmalte de Limoges, e uma taça de chifre de rinoceronte (Índia, séc. XV), entre outras peças de prata e marfim.
Na extremidade próxima aos quartos, encontramos um conjunto de peças asiáticas, como um biombo chinês (séc. XVIII), com cenas de batalha e cenas domésticas, e uma tríade (Buda e atendentes) japonesa do período Kamakura (séc. XII). Originalmente, o piso da galeria era coberto por tapetes de origem turca e persa, hoje recolhidos devido ao desgaste que a intensa circulação do público do museu poderia causar.

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RETRATO DE DIGNATÁRIO ECLESIÁSTICO, Séc. XVI.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Óleo sobre metal.
Medidas 29,2 x 23,9 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0770
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RETRATO MASCULINO, Séc. XIX, c.1810.
Autor Escola Francesa, Séc. XIX.
Material
ou Técnica
Óleo sobre tela.
Medidas 55,5 x 46,5 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0764
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RETRATO DE DAMA COMO DIANA CAÇADORA, Séc. XVIII. Década de 1760.
Autor Pompeo Batoni
Material
ou Técnica
Óleo sobre tela.
Medidas 101,0 x 77,5 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0765
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VIRGEM COM O MENINO, SÃO JOSÉ E SÃO JOÃO EVANGELISTA, Séc. XVI..
Autor atrib. a Raffaellino del Garbo
Material
ou Técnica
Óleo sobre madeira. Tondo.
Medidas 85,0 cm d.
Ambiente Galeria
Tombo M-0766
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CABEÇA DE ANJO, Séc. XIX.
Autor Mestre Valentim da Fonseca e Silva
Material
ou Técnica
Madeira entalhada, natural.
Ambiente Galeria
Tombo M-0686
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CABEÇA DE ANJO, Séc. XIX.
Autor Mestre Valentim da Fonseca e Silva
Material
ou Técnica
Madeira entalhada natural.
Ambiente Galeria
Tombo M-0687
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ARQUIBANCO DE SACRISTIA, Séc. XIV.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Madeira entalhada e policromada.
Medidas 344,0 x 57,0 x 282,7 cm ap.
Ambiente Galeria
Tombo M-0658
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NÁUTILUS, Séc. XX.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Concha marítima, prata, metal
Medidas 15,3 x 13,9 x 8,2 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0300
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CONTADOR, Séc. XVII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Madeira policromada; metal; marfim.
Medidas 94,5 x 32,2 x 105,6 cm ap.
Ambiente Galeria
Tombo M-0158
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