Galeria

Conectando todos os ambientes da casa, a galeria faz referência às grandes galerias dos palácios europeus, onde eram expostas as peças valiosas de uma coleção de arte. No entanto, seu traçado curvo, a iluminação indireta e o revestimento de palha natural introduzem nela elementos modernos, da época em que a casa foi construída.
Pinturas de grandes mestres europeus estão aqui expostas, com obras do Renascimento ao Rococó italianos e do Barroco holandês, em que se destacam duas pinturas de Frans Post, especialmente a grande Vista de Olinda ­­(c. 1650), obra emblemática da coleção pela associação do imaginário tropical brasileiro à tradição artística europeia. Além dela, outras pinturas de gênero e paisagens holandesas completam o significativo conjunto.
A Escola Italiana está representada pelo tondo de Raffaellino del Garbo, seguido pelo Retrato de dama florentina, atribuído a Alessandro Allori, e o belíssimo Retrato de dama como Diana caçadora de Pompeo Batoni. Este último era a pintura favorita de Ema Klabin, que serviria de inspiração para o seu próprio retrato, pintado por Arthur Kaufmann em 1949.

A galeria apresenta também um conjunto importante de peças de cunho religioso, com destaque para o grande banco de sacristia do Gótico francês, ao centro, onde estão dispostas diversas peças litúrgicas e de adoração, como os castiçais de banqueta e o porta-missal de prata luso-brasileira (séc. XVIII), o relevo em alabastro da Coroação da Virgem (Inglaterra, séc. XV) e uma jarra alemã de terracota (séc. XVII), que traz a cena da descida do Espírito Santo no Pentecostes, evento que dá início a igreja cristã.
Expostos na galeria encontram-se requintados objetos de arte de diversos períodos, que representam uma importante faceta do colecionismo. Entre eles, destacamos a caixa decorativa em forma de cofre relicário (séc. XIX), sobre a balaustrada, além de um cofre-relicário de Santa Eulália, em esmalte de Limoges, e uma taça de chifre de rinoceronte (Índia, séc. XV), entre outras peças de prata e marfim.
Na extremidade próxima aos quartos, encontramos um conjunto de peças asiáticas, como um biombo chinês (séc. XVIII), com cenas de batalha e cenas domésticas, e uma tríade (Buda e atendentes) japonesa do período Kamakura (séc. XII). Originalmente, o piso da galeria era coberto por tapetes de origem turca e persa, hoje recolhidos devido ao desgaste que a intensa circulação do público do museu poderia causar.

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INTERIOR DE TAVERNA, Séc. XVII.
Autor atrib. à David Teniers
Material
ou Técnica
Óleo sobre tela.
Medidas 68,0 x 83,0 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0776
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RETRATO DE DAMA FLORENTINA, Séc. XVI.
Autor Alessandro Allori e ateliê
Material
ou Técnica
Óleo sobre madeira.
Medidas 54,6 x 42,3 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0779
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FIGURA DE PATO, Séc. XIX.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Tinta nanquim sobre papel japonês
Medidas 57,0 x 68,0 cm ( sob moldura)
Ambiente Galeria
Tombo M-0767
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ANUNCIAÇÃO À VIRGEM, Séc XV. c. 1460.
Autor atrib. Dirck Bouts
Material
ou Técnica
Óleo sobre madeira.
Medidas 34,5 x 22,0 cm .
Ambiente Galeria
Tombo M-0768
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ADORAÇÃO AO MENINO JESUS, Séc XV. c. 1460.
Autor atrib. Dirck Bouts
Material
ou Técnica
Óleo sobre madeira
Medidas 34,5 x 22,0 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0769
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RETRATO DE DIGNATÁRIO ECLESIÁSTICO, Séc. XVI.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Óleo sobre metal.
Medidas 29,2 x 23,9 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0770
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VISTA DE OLINDA, Séc. XVII. c. 1650.
Autor Frans Post
Material
ou Técnica
Óleo sobre tela.
Medidas 90,0 x 122,0 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0771
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RETRATO DE HOMEM E MOÇA, Séc. XIX (?).
Autor Imitador de Frans Hals
Material
ou Técnica
Óleo sobre madeira.
Medidas 30,8 x 25,5 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0772
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RETRATO DE HOMEM COM CACHIMBO, Séc. XVII.
Autor atrib. a David III Ryckaert
Material
ou Técnica
Óleo sobre madeira.
Medidas 24,7 x 25,0 cm
Ambiente Galeria
Tombo M-0773
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