Galeria
Conectando todos os ambientes da casa, a galeria faz referência às grandes galerias dos palácios europeus, onde eram expostas as peças valiosas de uma coleção de arte. No entanto, seu traçado curvo, a iluminação indireta e o revestimento de palha natural introduzem nela elementos modernos, da época em que a casa foi construída.
Pinturas de grandes mestres europeus estão aqui expostas, com obras do Renascimento ao Rococó italianos e do Barroco holandês, em que se destacam duas pinturas de Frans Post, especialmente a grande Vista de Olinda (c. 1650), obra emblemática da coleção pela associação do imaginário tropical brasileiro à tradição artística europeia. Além dela, outras pinturas de gênero e paisagens holandesas completam o significativo conjunto.
A Escola Italiana está representada pelo tondo de Raffaellino del Garbo, seguido pelo Retrato de dama florentina, atribuído a Alessandro Allori, e o belíssimo Retrato de dama como Diana caçadora de Pompeo Batoni. Este último era a pintura favorita de Ema Klabin, que serviria de inspiração para o seu próprio retrato, pintado por Arthur Kaufmann em 1949.
A galeria apresenta também um conjunto importante de peças de cunho religioso, com destaque para o grande banco de sacristia do Gótico francês, ao centro, onde estão dispostas diversas peças litúrgicas e de adoração, como os castiçais de banqueta e o porta-missal de prata luso-brasileira (séc. XVIII), o relevo em alabastro da Coroação da Virgem (Inglaterra, séc. XV) e uma jarra alemã de terracota (séc. XVII), que traz a cena da descida do Espírito Santo no Pentecostes, evento que dá início a igreja cristã.
Expostos na galeria encontram-se requintados objetos de arte de diversos períodos, que representam uma importante faceta do colecionismo. Entre eles, destacamos a caixa decorativa em forma de cofre relicário (séc. XIX), sobre a balaustrada, além de um cofre-relicário de Santa Eulália, em esmalte de Limoges, e uma taça de chifre de rinoceronte (Índia, séc. XV), entre outras peças de prata e marfim.
Na extremidade próxima aos quartos, encontramos um conjunto de peças asiáticas, como um biombo chinês (séc. XVIII), com cenas de batalha e cenas domésticas, e uma tríade (Buda e atendentes) japonesa do período Kamakura (séc. XII). Originalmente, o piso da galeria era coberto por tapetes de origem turca e persa, hoje recolhidos devido ao desgaste que a intensa circulação do público do museu poderia causar.
66 itens em Galeria → Página 3 de 8.
ALDEIA COM IGREJA, Séc. XVII.
Autor | Círculo de Jacob van Ruisdael |
---|---|
Material ou Técnica |
Óleo sobre tela. |
Medidas | 65,0 x 86,5 cm |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0775 |
RETRATO MASCULINO, Séc. XIX, c.1810.
Autor | Escola Francesa, Séc. XIX. |
---|---|
Material ou Técnica |
Óleo sobre tela. |
Medidas | 55,5 x 46,5 cm |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0764 |
RETRATO DE DAMA COMO DIANA CAÇADORA, Séc. XVIII. Década de 1760.
Autor | Pompeo Batoni |
---|---|
Material ou Técnica |
Óleo sobre tela. |
Medidas | 101,0 x 77,5 cm |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0765 |
VIRGEM COM O MENINO, SÃO JOSÉ E SÃO JOÃO EVANGELISTA, Séc. XVI..
Autor | atrib. a Raffaellino del Garbo |
---|---|
Material ou Técnica |
Óleo sobre madeira. Tondo. |
Medidas | 85,0 cm d. |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0766 |
CABEÇA DE ANJO, Séc. XIX.
Autor | Mestre Valentim da Fonseca e Silva |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira entalhada, natural. |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0686 |
CABEÇA DE ANJO, Séc. XIX.
Autor | Mestre Valentim da Fonseca e Silva |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira entalhada natural. |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0687 |
ARQUIBANCO DE SACRISTIA, Séc. XIV.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira entalhada e policromada. |
Medidas | 344,0 x 57,0 x 282,7 cm ap. |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0658 |
NÁUTILUS, Séc. XX.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Concha marítima, prata, metal |
Medidas | 15,3 x 13,9 x 8,2 cm |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0300 |
CONTADOR, Séc. XVII.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira policromada; metal; marfim. |
Medidas | 94,5 x 32,2 x 105,6 cm ap. |
Ambiente | Galeria |
Tombo | M-0158 |