Solo teatral | Em Busca de Judith
sáb, 25 mai
às 17h
gratuito com sugestão de contribuição voluntária
100 vagas por ordem de chegada
*Imagem: A atriz Jéssica Barbosa em apresentação. Crédito: Jessica Mangaba
O solo de teatro-canção Em Busca de Judith aborda o silenciamento feminino e a violência do sistema manicomial.
Até os 32 anos, Jéssica Barbosa acreditava que Judith Alves Macedo, sua avó paterna, havia falecido em um acidente de carro. A história que lhe era contada desde a infância ganhou uma reviravolta quando a atriz se deparou com uma fotografia num livro e ouviu um relato familiar, gerando gatilhos que dispararam nela a busca pela história real de Judith.
A mulher negra, mãe de cinco filhos, foi internada compulsoriamente em um hospital psiquiátrico, onde permaneceu até a sua morte, em 1958. É sobre as buscas e descobertas dessa história, permeada pelo silenciamento das vozes femininas e questões que atravessam o sistema manicomial que trata Em Busca de Judith, espetáculo idealizado por Jéssica e Pedro Sá Moraes, que também assina a direção.
Este projeto é contemplado pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Marsh McLennan. Esta apresentação contará com tradução e interpretação em Libras.
FICHA TÉCNICA
Idealização e dramaturgia: Jéssica Barbosa e Pedro Sá Moraes
Atriz: Jéssica Barbosa
Direção e direção musical: Pedro Sá Moraes
Supervisão de direção e criação da iluminação: Fabiano de Freitas Dadado
Direção de movimento e preparação corporal: Leandro Vieira
Figurino: Cris Rose
Cenografia: Ana Rita Bueno
Produção: Corpo Rastreado
Jéssica Barbosa
Artista negra, baiana e lgbtqiapn+, com uma produção de pesquisa e criação voltada para os temas da saúde mental, feminismos plurais e corpos dissidentes. Foi indicada como melhor atriz pelo 34° Prêmio Shell de Teatro por ``Em Busca de Judith``