Luiz Ruffato

Encontro com escritores
Luiz Ruffato

→ Outros Olhares | mediado por Ana Demarchi Barel

Encontro com Escritores: Outros Olhares | mediado por Ana Demarchi Barel

Luiz Ruffato

Quarta-feira, 26 de maio das 17h às 18h30

Gratuito ou Contribuição voluntária de qualquer valor

95 vagas por ordem de inscrição

Plataforma Zoom

Imagem: Felipe Ruffato

Na sessão do mês de maio do ciclo de encontros com escritores que integra a meta estendida do projeto Digitalização da Coleção Ema Klabin, Ana Beatriz Demarchi Barel realiza uma conversa virtual com Luiz Ruffato, uma das vozes marcantes da literatura brasileira.

Luiz Ruffato é autor de títulos premiados e traduzidos em diversos idiomas. Ele apresentará sua obra e discutirá reverberações da literatura com outras áreas do conhecimento, trazendo para o debate tópicos pulsantes de seus romances: a violência, os desvalidos, a crueza da realidade, o urbano, as migrações, a contundência do pequeno épico do cotidiano.

O encontro, que tem curadoria e mediação de Ana Beatriz Demarchi Barel, tem como objetivo estimular a leitura e proporcionar o contato do público com temas e obras que registram múltiplas perspectivas narrativas da realidade brasileira.

... O deputado detesta cigarro, mas a maioria do povo hoje fuma, ele tolera, vejo se os copos estão limpos, as toalhas, o deputado não confia em ninguém, só em mim, aí ele chega, senta pelado numa poltrona, o copo de uísque na mão, aí eu saio, tranco a porta, e fico no hall do hotel conversando com o barman, que é meu amigo, e ele sempre especula que merda é aquela lá em cima e eu sempre digo que não sei e nem quero saber, porque não tenho nada com isso e a gente fica então conversando sobre política, que é um assunto que eu gosto e ele também ...

Eles eram muitos cavalos - Luiz Ruffato

Encontro com Escritores

Encontro com Escritores tem como objetivo, além de estimular a leitura, proporcionar o contato com temas atuais através da literatura brasileira, que registra outros olhares e outras perspectivas narrativas sobre relações sociais no Brasil. O participante entrará em contato também com os processos de escrita e as obras desses autores de trajetórias tão distintas.

A programação é gratuita e acontecerá pela plataforma Zoom. Colabore para realizarmos mais atividades gratuitas, faça sua contribuição voluntária de qualquer valor!

Luiz Ruffato

Mineiro de Cataguases, Luiz Ruffato é formado em Comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e com experiência de trabalho em diversos jornais. É autor de Eles eram muitos cavalos, (2000), Estive em Lisboa e lembrei de você (2009), Flores artificiais (2014), De mim já nem se lembra (2015), Inferno provisório (2016), O verão tardio (2019), todos romances; As máscaras singulares (poemas, 2002); Minha primeira vez (2014), crônicas. A história verdadeira do Sapo Luiz (2014), infantil; e A cidade dorme (2018) livro de contos. Seus livros ganharam os prêmios Machado de Assis, APCA, Jabuti e Casa de Las Américas e estão publicados na Argentina, Colômbia, Cuba, México, Estados Unidos, Portugal, França, Itália, Alemanha, Finlândia, Macedônia, Moçambique e, em breve, Israel. Em 2012 foi escritor-residente na Universidade de Berkeley (Estados Unidos) e em 2016 recebeu o Prêmio Internacional Hermann Hesse, na Alemanha. Desde 1990 vive em São Paulo.

Ana Beatriz Demarchi Barel

Ana Beatriz Demarchi Barel é doutora em Letras pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle. Realizou Pós-Doutorado em História na Fundação Casa de Rui Barbosa, no IEB-USP e Residência em Pesquisa na Biblioteca Mindlin - USP. Leitora do Governo Francês na Université de Nantes e ATER das Universités d’Amiens e de Toulouse. Estudou História da Arte na Ecole du Musée du Louvre. Professora de Literaturas de Língua Portuguesa e Teoria Literária da Universidade Estadual de Goiás UEG. Membro do GRUPEBRAF – IEA – USP. Autora de Um Romantismo a Oeste: Modelo Francês, Identidade Nacional, organizadora da edição fac-símile da Revista Nitheroy e de Cultura e Poder entre o Império e a República (1822-1930). Desenvolve pesquisas na área de História Literária, Literaturas Brasileira e Comparada. Atualmente, estuda as relações entre relatos de viajantes franceses do século XIX e iconografia.

Relacionados