Museu em Família
Oficina de colagem Máquina do Tempo
Museu em Família I Máquina do Tempo
Leo Daruma
sáb, 15 de jun
das 14h às 16h
gratuito, com sugestão de contribuição voluntária
35 vagas por ordem de inscrição
Presencial
Imagem: Colagem de Leo Daruma
O que você acha de ressignificar aquelas fotos que encontramos no fundo da gaveta, as que estão em nossos celulares ou as que encontramos na mídia impressa?
O núcleo Educativo da Casa Museu Ema Klabin convida o artista visual Leo Daruma para realizar a oficina Máquina do Tempo, que propõe dar um novo destino para as imagens, percorrendo tempos (passado, presente e futuro), e criar novas imagens, projetando nossas intenções e desejos.
Durante a oficina iremos conhecer e experimentar a técnica do transfer que consiste em selecionar imagens e aplicá-las em outras superfícies, usando apenas a fita adesiva.
As imagens serão suporte para experimentações e colagens visuais. Os visitantes serão estimulados a desbloquear a mente e criar seus próprios projetos visuais, expressando ideias, integrando e sobrepondo o tempo passado, presente e futuro.
Atenção: As pessoas participante são convidadas a trazer fotos pessoais ou imagens que tenha interesse em trabalhar.
A oficina Máquina do Tempo é realizada dentro do Programa Museu em Família, que convida pessoas de diferentes idades, interesses e perfis para vivenciarem propostas que promovem encontro e convivência.
Esta atividade é contemplada pelo Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais, PROMAC, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com patrocínio da Marsh McLennan. A casa museu conta ainda com apoio da Klabin S. A.
Pesquisadores, historiadores e interessados em geral
Léo Daruma
É artista visual nascido em Santos. Desenhista, desenvolveu várias técnicas, chegando a colagem em 2017 e desde lá nunca mais parou. Atua na cena hardcore de Santos com fanzines e na cena de street art, criando e espalhando stickers e lambes pelas ruas. Participa de eventos importantes da cidade, como Miolos, Desgrafica, Printafeira, Goma, Encontro de Criadores, Santos Jazz, Santos Criativa e da Creative Cities Network Annual Conference da UNESCO. Coordena oficinas de fanzines e colagens em diferentes studios, centros e organizações, como a Gibiteca de Santos, Sesc Santos e Oficina Cultural Oswald de Andrade. É assistente na Oficina de Stencil da comunidade Vila Mariana (Humaitá, São Vicente), que desenvolveu um mural de 100 metros na unidade de saneamento básico (Sabesp). Organizador geral da Semana de Comunicação da Unip Santos. Criador e organizador da Feira Gráfica Goma. Desenvolve artes para bandas, artistas e estabelecimentos.