Bate-papo em casa: tipologia casa museu

Bate-papo em casa: tipologia casa museu

28 mar às 11h
14 abr às 11h
16 mai às 11h
16 jun às 11h

gratuito

Ao vivo no Youtube

*Imagem: Salão principal da Casa Museu Ema Klabin. Foto de Nelson Kon.

Parceria entre os setores de Educação da Casa Museu Ema Klabin e Casa Museu Eva Klabin

Se você decidisse transformar a sua casa em um museu, o que gostaria que fosse preservado e exposto ao público? Sobre sua imagem e sua memória, como lhe agradaria vê-las divulgadas e apresentadas aos visitantes?

A programação Bate Papo em Casa: Tipologia Casa Museu convida a conhecer e discutir sobre a riqueza dessa tipologia de museu que pode ser compreendida a partir da perspectiva que a torna única: um espaço destinado à moradia, íntimo e privado, que se torna público ao ser transformado em espaço de visitação.

Casas museus estão na origem do próprio museu, que nasce a partir de acervos particulares reunidos pelos colecionadores em suas residências. Esses museus articulam uma rede de conhecimentos, memórias, saberes, fazeres, usos e costumes. Preservam e comunicam vários aspectos sobre o morar: a casa, sua arquitetura, ambientes e territórios, as histórias dos moradores e os grupos sociais que estiveram envolvidos na casa e, finalmente, suas coleções com objetos impregnados de contextos culturais diversos.

Os encontros serão conduzidos pelos setores de educação da Casa Museu Ema Klabin e da Casa Museu Eva Klabin, instituições criadas por duas irmãs, mulheres à frente de seu tempo, que reuniram coleções significativas e deixaram deixaram esse legado à sociedade.
Um bate papo que propõe ao público conhecer as especificidades de uma casa museu, sua riqueza cultural e a importância dos setores de Educação nesta tipologia museológica, desenvolvendo pesquisas, projetos e ações para estimular diálogos e reflexões sobre os mais diversos assuntos que envolvem a casa, sua história e as coleções, aproximando as experiências, memórias e vivências dos públicos a casa museu.

A programação contará com pesquisadores e setores de Educação de casas museus brasileiros para apresentar instituições e somar reflexões e conhecimentos sobre essa tipologia tão específica quanto diversificada.

Abertura

28/03 – 11h – transmissão pelo canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin
“Casa museu e a fronteira entre o público e o privado”.

Para o primeiro encontro da série, convidamos o pesquisador António Ponte para apresentar a tipologia “casa museu” e refletir acerca da rede de conhecimentos, saberes, usos e costumes que essa tipologia articula, observando a transição de um espaço privado e íntimo que se torna público a partir de sua musealização. Durante a conversa, iremos dialogar sobre o papel das ações educativas na ampliação da percepção dos públicos, promovendo espaços inclusivos e sensíveis de reflexão e participação.

António Ponte

António Ponte é doutor em Museologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2014), com especializações em Gestão Pública (FORGEP, 2010, e INA, 2015). Dirige, desde 2021, o Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto. Publicou vários artigos sobre museologia e patrimônio em revistas nacionais e estrangeiras. Pertenceu a diversos órgãos territoriais e conselhos gerais de variadas organizações. É Professor Assistente Convidado da Escola Superior de Hotelaria e Turismo – Instituto Politécnico do Porto desde 2017 e da Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico do Porto desde 2015, além de Professor Afiliado da Faculdade de Letras da UPorto desde 2015.

Confira a programação de Bate Papo em Casa: Tipologia Casa Museu

Transmissão no canal do YouTube da Casa Museu Ema Klabin
1º Encontro – 28/03 – 11h (Brasil) 14h (Portugal)
Convidado – António Ponte
Casa museu e a fronteira entre o público e o privado

2º Encontro – 19/04 – 15h
Com os setores de educação de casas museus convidados (São Paulo e Rio de Janeiro)
Mediar na Casa Museu: o trânsito entre o público e o privado.

3º Encontro – 16/05 – 11h
22ª Semana Nacional de Museus: “Museus, Educação e Pesquisa” em casas museus convidados (Bahia e Maranhão)
Mediar na Casa Museu: o trânsito entre o público e o privado.

4º Encontro – 14/06 – 11h
Com Paulo de Freitas Costa e Ruth Levy
O Cotidiano como Patrimônio

Público-alvo

Jovens e Adultos

Relacionados