Fotolivro

Curso
Fotolivro

→ Projeto fotográfico no livro

Curso | Fotolivro: Projeto fotográfico no livro

Wladimir Fontes e Inês Bonduki

8 encontros: 15 e 29 de setembro; 06 e 27 de outubro; 17 e 24 de novembro; 01 e 08 de dezembro
Sábados das 14:30 às 17:30

R$ 420,00 Parcelamento disponível na inscrição (com juros simples cobrado pela Sympla).

20 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Divulgação

Este curso pretende investigar possíveis caminhos para o desenvolvimento de um projeto fotográfico autoral pensado para o suporte do livro e experimentos em edição gráfica.

Serão articulados exercícios de edição de imagens, aulas teóricas e edição do trabalho dos participantes. Ao final do curso o aluno terá produzido alguns exercícios experimentais e um projeto autoral de livro.

As aulas práticas se articularão com aulas teóricas pensadas para ampliar o referencial dos alunos nos campos da fotografia, do livro de artista e da narrativa visual, e serão apresentados e discutidos livros de artistas e fotolivros.

A Fundação Ema Klabin firmou uma parceria com a gráfica IpsisPRO para oferecer mais benefícios para os participantes do curso de Fotolivro, entre eles:

  • Uma aula ministrada nas dependências da gráfica sobre processamento de imagens e fechamento de arquivos;
  • Visita ao parque gráfico da Ipsis;
  • Confecção de um Fotolivro Panorâmico que será produzido pelos participantes do curso e coordenado pelos professores Inês Bonduki e Wladimir Fontes.

IpsisPRO

→ A Ipsis Gráfica e Editora está no mercado gráfico há mais de 70 anos e é referência na América Latina em tratamento de imagem, qualidade de impressão e acabamento de livros, ao sentir a necessidade de atender aos projetos individuais voltados para eventos, formaturas, casamento, Newborn, desenvolveu a IpsisPRO que surge com o intuito de produzir Fotolivros com a melhor qualidade de impressão e acabamento do mercado profissional.

Pré-requisitos

Ter um projeto fotográfico ou conjunto de imagens que queira editar.

A quem se destina

O curso é destinado a fotógrafos, artistas visuais, arquitetos, designers e estudantes/profissionais de áreas relacionadas que tenha uma aproximação com a prática fotográfica ou interessados que tenham um conjunto de imagens que deseje editar.

Inês Bonduki e Wladimir Fontes

Inês Bonduki: Fotógrafa, editora, professora e arquiteta. É doutoranda em Artes Visuais pela ECA-USP, onde realiza pesquisa teórico-prática sobre narrativa visual no suporte do livro de artista. Foi Editora de Fotografia da Revista São Paulo (2012-13) e do projeto Pioneiros da Habitação Social (2010-11, 2014). Desde 2016 realiza palestras e cursos livres em festivais e instituições como Valongo, IMS (Poços de Caldas), SESC, Oficina Cultural Oswald Andrade, dentre outros. Recebeu o Prêmio Foto em Pauta 2016, com o livro Linha Vermelha (Editora Tempo d'Imagem, 2017) e 3º lugar no Prêmio Conrado Wessel 2015.
Wladimir Fontes - Artista visual, trabalha com fotografias, desenho, gravura em metal e madeira. Professor no Bacharelado de Fotografia do Senac desde 2000. Professor de Mídia no Instituto de Artes da Unesp de 2015 a 2017. Possui mestrado e doutorado em Poéticas Visuais pela ECA-USP, com pesquisas voltadas ao projeto fotográfico em livro. Realizou a curadoria da exposição ``Conteúdo Paisagem`` para Galeria Container e da Semana Temática de Fotografia no CCJ Ruth Cardoso. Foi um dos cordenadores da oficina de ``Fotolivros: Criação, Produção e Distribuição`` no Sesc Pompéia. Coordena periodicamente grupo de estudos sobre poéticas fotográficas.

Relacionados