História da Arte

Geografias Artísticas entre Europa e o Novo Mundo

→ Aula Inaugural da Pós-Graduação em História da Arte da UNIFESP

Cursos e Palestras | Geografias Artísticas entre Europa e o Novo Mundo - Aula Inaugural da Pós-Graduação em História da Arte da UNIFESP

Quarta-feira, 06/02/2019 das 10:00 às 13:00

Prof. Dr. Stefano Cracolici

Gratuito

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Mapa em Pergaminho iluminado, 1511, Veneza, Jerônimo Marini. Mapoteca Histórica do Itamaraty do Rio de Janeiro.

A aula inaugural da pós-graduação em História da Arte da UNIFESP acontecerá na Casa-museu Ema Klabin e será aberta ao público.

Como atividade de abertura do ano acadêmico de 2019, o Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, em parceria com a Fundação Ema Klabin, convidam para a conferência inaugural que será proferida pelo Prof. Dr. Stefano Cracolici da Universidade de Durham, Inglaterra.

A partir de uma visão profunda e abrangente, serão apresentadas reflexões sobre a história da arte como disciplina que se desenvolve no espaço, caracterizando-se, portanto, como uma “geografia da arte”. Serão observadas, especialmente, as relações artísticas entre Europa e as Américas. A conferência será proferida em italiano, com tradução consecutiva ao português.

Público-alvo

Estudantes de arte, professores, pesquisadores de história da arte, literatura, história, artes visuais

Stefano Cracolici

Formado em Estudos Italianos pela Università degli Studi di Trento (Itália); Mestre pela Albert-Ludwigs-Universität em Freiburg (Alemanha); e doutor em Estudos Italianos pela University of Toronto (Canadá). Trabalhou como professor assistente de italiano no Dartmouth College (2000-02) e na Universidade da Pensilvânia (2002-06). Atualmente é professor de italiano na Durham University e membro do Instituto de Estudos Medievais e Renascentistas, do Centro para o Estudo da Tradição Clássica (o qual é co-diretor), do Centro de História da Medicina e da Doença e do Centro Norte do História da Medicina, patrocinada pelo Wellcome Trust. Seu campo de especialização é a cultura do Renascimento italiano, amplamente definida como o período que vai do início do século XIV até o início do século XVIII, com um foco particular na história das emoções e suas implicações sociais, médicas e estéticas. É autor do livro Il ritratto di Archigynia: Filippo Nuvoloni (1441-1478) e il suo Dyalogo d'amore, 2009, além de inúmeros capítulos de livros e artigos científicos.