Geografias Artísticas entre Europa e o Novo Mundo
→ Aula Inaugural da Pós-Graduação em História da Arte da UNIFESP
Cursos e Palestras | Geografias Artísticas entre Europa e o Novo Mundo - Aula Inaugural da Pós-Graduação em História da Arte da UNIFESP
Quarta-feira, 06/02/2019 das 10:00 às 13:00
Prof. Dr. Stefano Cracolici
Gratuito
30 vagas por ordem de inscrição
*Imagem: Mapa em Pergaminho iluminado, 1511, Veneza, Jerônimo Marini. Mapoteca Histórica do Itamaraty do Rio de Janeiro.
A aula inaugural da pós-graduação em História da Arte da UNIFESP acontecerá na Casa-museu Ema Klabin e será aberta ao público.
Como atividade de abertura do ano acadêmico de 2019, o Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo, em parceria com a Fundação Ema Klabin, convidam para a conferência inaugural que será proferida pelo Prof. Dr. Stefano Cracolici da Universidade de Durham, Inglaterra.
A partir de uma visão profunda e abrangente, serão apresentadas reflexões sobre a história da arte como disciplina que se desenvolve no espaço, caracterizando-se, portanto, como uma “geografia da arte”. Serão observadas, especialmente, as relações artísticas entre Europa e as Américas. A conferência será proferida em italiano, com tradução consecutiva ao português.
Estudantes de arte, professores, pesquisadores de história da arte, literatura, história, artes visuais
Stefano Cracolici
Formado em Estudos Italianos pela Università degli Studi di Trento (Itália); Mestre pela Albert-Ludwigs-Universität em Freiburg (Alemanha); e doutor em Estudos Italianos pela University of Toronto (Canadá). Trabalhou como professor assistente de italiano no Dartmouth College (2000-02) e na Universidade da Pensilvânia (2002-06). Atualmente é professor de italiano na Durham University e membro do Instituto de Estudos Medievais e Renascentistas, do Centro para o Estudo da Tradição Clássica (o qual é co-diretor), do Centro de História da Medicina e da Doença e do Centro Norte do História da Medicina, patrocinada pelo Wellcome Trust. Seu campo de especialização é a cultura do Renascimento italiano, amplamente definida como o período que vai do início do século XIV até o início do século XVIII, com um foco particular na história das emoções e suas implicações sociais, médicas e estéticas. É autor do livro Il ritratto di Archigynia: Filippo Nuvoloni (1441-1478) e il suo Dyalogo d'amore, 2009, além de inúmeros capítulos de livros e artigos científicos.