Lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin: Outras narrativas (v.4)

→ Apresentação do espetáculo Torü Wiyaegü, de Djuena Tikuna, com participação de Diego Janatã e mediação de Magda Pucci

Lançamento dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin: Outras narrativas (v.4)

Sábado, 10 de dezembro, das 17h às 18h30

Gratuito

100 vagas por ordem de chegada

Com transmissão ao vivo pelo YouTube

*Imagem: Divulgação

Download gratuito
Live

No dia dia 10 de dezembro será lançado o quarto volume dos Cadernos da Casa Museu Ema Klabin, periódico anual em formato de livro digital que tem o objetivo de registrar e divulgar os conteúdos e programação cultural desenvolvida ao longo do ano.

A publicação é organizada pelo curador Paulo de Freitas Costa e pela coordenadora do núcleo de cursos e palestras, Ana Cristina Moutela Costa. O tema “Outras narrativas” norteou a programação artística e cultural da casa museu em 2021.

Os textos dos Cadernos, produzidos por pesquisadoras/es convidadas/os, expressam a multiplicidade e transdisciplinaridade da programação e dos temas abordados ao longo de 2021, tais como artes indígenas, africana, patrimônio cultural, museologia, arte e educação, moda, música, entre outros.

Apresentação do espetáculo Torü Wiyaegü de Djuena Tikuna

Para celebrar o lançamento do volume 4 dos Cadernos, a Casa Museu Ema Klabin convidou uma das maiores referências da música indígena para celebrar a importância e a representatividade para a cultura viva dos povos originários: a jornalista, ativista indígena, cantora e compositora Djuena Tikuna.

Com participação do produtor musical e musicista Diego Janatã e mediação da cantora, pesquisadora e antropóloga Magda Pucci, Djuena apresentará seu novo trabalho, Torü Wiyaegü, que em sua língua materna quer dizer “nossos cantos”.

Torü Wiyaegü é fruto do constante aprendizado de Djuena Tikuna sobre a cultura do seu povo, em especial a música. Seu canto nos remete ao universo cultural dos Tikuna, povo originário do Alto Solimões, na fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia, no coração da floresta amazônica. Como forma de valorização e resistência cultural, Djuena sempre canta na sua língua materna, além de ser acompanhada pelo multi-instrumentista Diego Janatã e suas flautas tradicionais de vários povos amazônicos, tambores indígenas confeccionados com tronco de árvores nativas e cascos de jacaré-açu e tracajá, instrumentos sagrados do povo Tikuna.

Food bike Santa Torra
A Casa Museu Ema Klabin contará, em dezembro, com a Food bike Santa Torra, que oferece cafés especiais trazidos do sul de Minas Gerais em 4 torras diferentes, além de salgados artesanais, copos comestíveis de cookie com chocolate, bolos e biscoitos a preços acessíveis. Os preços ficam entre R$ 5,00 (café especial) e R$ 8,00 (tortinhas e “cookie shots”).

Público-alvo

Público geral, pesquisadores e pesquisadoras, estudantes, família, musicistas, artistas.

Repertório
  • 01 – N’güTAPA
    Djuena Tikuna
  • 02 – Tchautchiü
    Tradicional
  • 03 – Nós somos a floresta
    Djuena Tikuna
  • 04 – Lamentação
    Tradicional
  • 05 – Tetchi Arü N’güi
    Djuena Tikuna
  • 06 – Eware
    Tradicional
  • 07 – Moeütchima Noé
    Djuena Tikuna
  • 08 – A floresta Cura
    Djuena Tikuna
  • 09 – União dos Povos
    Ogptb versão Djuena Tikuna
  • 10 – Marakanande
    Nelson Tembé versão Djuena Tikuna

Relacionados