A Coleção Ema Klabin

A Coleção Ema Klabin em livro

*Imagem: Franz Post – Vista de Olinda

Em março de 2017, a Fundação Ema Klabin comemorou os dez anos de sua abertura ao público com uma série de eventos que culminaram no lançamento do livro “A Coleção Ema Klabin”, ocorrido em dezembro.

Organizado pelo curador Paulo de Freitas Costa, o livro traz um panorama das obras de arte reunidas por Ema Klabin (1907-1994) ao longo de mais de quatro décadas.

Uma mulher à frente de seu tempo, Ema legou sua casa e coleção à Fundação com o desejo que pudessem ser contempladas pelo público em uma casa-museu inovadora e relevante no cenário cultural da cidade de São Paulo.

A publicação reúne textos de dez especialistas em história da arte e artes plásticas, como docentes do Departamento de História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e da Universidade de São Paulo (USP) e tem prefácio de Celso Lafer, diretor presidente da Fundação Ema Klabin. Em seus capítulos, são descritos e analisados desde a construção do imóvel-sede da Fundação, realizada ao longo dos anos de 1950, até diversos núcleos que constituem a coleção: pintura holandesa; flamenga e francesa; arte colonial brasileira nas talhas de mestre Valentim; a arte do Japão, China e da África; o modernismo Europeu e a “Escola de Paris”,  o modernismo brasileiro, a coleção de artes decorativas, o mobiliário; os objetos da antiguidade clássica; e a biblioteca com três mil volumes, muito deles raríssimos.

Esses primeiros dez anos de atividades ininterruptas da Fundação Ema Klabin comportaram um importante programa de ações de salvaguarda de seu vasto e complexo acervo museológico, bem como seus destacados acervos bibliográfico e arquivístico.

Marcelo Mattos Araújo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MINC)

Nesses dez anos de atuação, a Casa-Museu Ema Klabin tem muito a comemorar. Cerca de 55 mil pessoas visitaram o espaço cultural que ofereceu 177 shows gratuitos, 194 cursos e palestras, 57 palestras sobre música, 46 visitas temáticas, 52 arte-papos com artistas contemporâneos e 18 exposições de curta duração, incluindo instalações de artistas contemporâneos, como Alex Flemming e Marcius Galan.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MINC), Marcelo Mattos Araujo, a Casa-Museu Ema Klabin é referência nacional e internacional no campo de museus-casa de colecionador. “Esses primeiros dez anos de atividades ininterruptas da Fundação Ema Klabin comportaram um importante programa de ações de salvaguarda de seu vasto e complexo acervo museológico, bem como seus destacados acervos bibliográfico e arquivístico. Paralelamente, desenvolveu um sólido programa de divulgação por meio de diferentes ações expositivas e educativas; e, como poucas instituições museológicas entre nós, logrou constituir e implantar um alentado programa de pesquisa em torno da figura de sua instituidora, de sua prática colecionista, e do acervo por ela reunido, cujos os resultados foram sempre generosamente compartilhados em publicações e apresentações em seminários por todo o pais”, salienta.

Comunicação

O Setor de Comunicação da Fundação Ema Klabin é responsável por divulgar as atividades culturais da Casa-museu, bem como os comunicados institucionais e ser o porta-voz da Fundação.