Labas | Festival da Lituânia
Consulado Geral da Lituânia em São Paulo, Comunidade Lituano-Brasileira e Consulado Honorário da República da Lituânia no Guarujá
Sáb e dom, 28 e 29 out, das 11h às 18h
Gratuito
*Imagem: Detalhe da Obra “Vista de Olinda – Frans Post (Leyden, 1612 — Haarlem, 17 de fevereiro de 1680). Acervo Fundação Ema Klabin. Foto Henrique Luz
A Casa Museu Ema Klabin recebe a quarta edição do Festival da Lituânia LABAS, que propõe uma série de atividades relacionadas com a Lituânia.
ARTESANATO
O público poderá conferir espetáculos típicos de dança, músicas, exposições e oficinas, além de adquirir uma série de livros, produtos artísticos, artesanais e de decoração, em técnicas como escultura, marchetaria, além de telas com temas de paisagens da Lituânia, peças pintadas à mão e decorados ovos de madeira, entre outros.
Artesãos: Janete Zizas, Claudio Kupstas, Irene Petraitis, Cida Canassa, Paulius Vyšniauskas, Sônia Grigaitis, Jurgis e Regina Prokopas, Ida Maura, Janete Jakatanvisky, Casa Lasevicius Chocolates, Rogério Sventkauskas
GASTRONOMIA
Na área gastronômica, o visitante poderá experimentar pratos típicos como o Virtiniai (massa artesanal com recheio de carne ou queijo e molho branco), o Kugelis (torta de batata ralada com bacon), o Agurkai (pepino em conserva) ou Kopūstai su dešrelėmis (repolho cozido com linguiça). Ou levar para a casa delícias como o Šakotis (considerado o rei dos doces e bastante popular na Lituânia, com suave sabor de baunilha), Krupnikas (licor artesanal feito de mel), conservas, pães e biscoitos artesanais.
Além de uma bebida muito popular na Lituânia e que tem o mesmo nível de consumo dos refrigerantes. O Gira (pronuncia-se guirá) é uma bebida de tradição de aldeia, muito comum nos países bálticos, cuja base pode ser o pão típico de centeio e adjuntos como malte e cereais.
Os nossos visitantes também terão a oportunidade única de mergulhar nas tradições culinárias da Lituânia, aprendendo a preparar e saborear a nossa famosa rosa sopa fria – Šaltibarščiai. Sob a orientação do experiente chef Claudio Kupstas, você não só descobrirá o segredo por trás do Šaltibarščiai perfeito, mas também terá a oportunidade de apreciar os sabores, o amor e o carinho que envolvem este prato icônico. É uma maneira maravilhosa de se conectar com o coração da culinária lituana e criar memórias duradouras do festival.
ATIVIDADES PARA AS CRIANÇAS E A FAMÍLIA
Ao recebermos as famílias, convidamo-lo a trazer os seus pequenos para o “Cantinho das Crianças” e a explorar o mundo da cultura e da língua lituana de uma forma lúdica e envolvente. É uma oportunidade para as crianças se divertirem e descobrirem a beleza da língua lituana e da sua cultura, apresentada pela escola de Lituano “Vilnis”.
OLHARES AFETUOSOS DE SÃO PAULO & VILNIUS & SÃO PAULO
Helena Kavaliunas, uma alquimista da imagem, mergulha no âmago da fotografia para desvelar as raízes de sua própria existência. Ela sintoniza-se com a era contemporânea, transformando procedimentos e materiais tecnológicos em uma linguagem artística que pulsa como um coração.
Sem a ousadia de abarcar a totalidade ou de aprisionar-se em definições especificas, as múltiplas camadas de suas imagens convidam o espectador a um instante fugaz. Em um único olhar, no lampejo de sua capacidade criativa, reside a vastidão de uma vida inteira. Num único momento vivido,cabe à plenitude do universo.
Como desdobramento dessa exploração fotográfica, a artista nos guia por um novo mergulho em Vilnius e São Paulo. Nessa investigação, os “ detalhes invisíveis” aguardam. Ansiosos para serem desenterrados pelo olhar único e afetuoso de Helena Kavaliunas.
No vídeo instalação intitulada “Olhares Afetuosos de São Paulo & Vilnius & São Paulo”, a artista brasileira de ascendência Lituana desvela os frutos de uma investigação que ultrapassa os limites do tempo. Ao longo de anos de dedicação, ela testemunhou a metamorfose de um local próximo de sua residência na Vila Nova Conceição.
OSGEMEOS
Esta edição do festival também é especial porque pela primeira vez colaboramos com OSGEMEOS, os renomados artistas brasileiros, Gustavo e Otávio Pandolfo, que também têm descendência lituana. Essa colaboração é um testemunho do intercâmbio cultural e da unidade que o LABAS visa promover, reunindo talentos de diferentes partes do mundo.
Durante o Festival, os participantes terão a extraordinária chance de adquirir um pôster do festival que é nada menos que uma obra de arte, criada por artistas exclusivamente para essa ocasião especial.
PALESTRA: 700º ANIVERSÁRIO DE VILNIUS
Este ano, Vilnius comemora um marco extraordinário: o seu 700º aniversário. A capital da Lituânia, que faz aniversário no mesmo dia de São Paulo (25 de janeiro) com suas sete séculos de história, é um testemunho de resiliência e evolução. O aniversário da cidade destaca sua rica herança cultural, arquitetônica e a vitalidade que a torna uma das joias da Europa. Uma celebração que honra o passado, o presente e o futuro desta cidade única, oferecendo uma visão incrível da Lituânia e da Europa. Saiba mais sobre Vilnius e sua importância no mundo ao longo dos tempos na palestro com Marcos Lipas.
OFICINAS
Snaigės – Corte de papel em formato de flocos de neve
Na Lituânia, é uma tradição o artesanato com recortes de papel. Usam para decoração em árvores de Natal, janelas e quadros. São detalhes minuciosos riscados em papel pré dobrado e recortados com tesouras e estiletes. São verdadeiras obras de arte. Os recortes em formato de flocos de neve são chamados de Snaigės. Uma maneira deliciosa de reunir os familiares e amigos na preparação desta técnica que possui infinitas variedades de combinações nos desenhos.
Juostos – Tecelagem de faixas típicas lituanas
As faixas lituanas, em suas diferentes técnicas, estão presentes na vida do povo lituano desde seu nascimento, passando por vários períodos da sua vida, onde detém um sentido prático e místico. Nesta oficina, serão mostrados os primeiros passos para sua tecelagem.
RODA DE CONVERSA: A SUA, A MINHA, A NOSSA LITUANIDADE.
Cada um de nós, descendentes de lituanos, vive a lituanidade em momentos, formas e intensidades diferentes. E está tudo bem, pois é nesta riqueza de experiências que encontramos os pontos em comum, com os quais nos reconhecemos, nos identificamos e juntos construímos o “ser lituano”.
Janete Jakatanvisky – responsável pela continuidade na publicação dos livros do pai, Jonas Jakatanvisky, sobre a imigração lituana em São Paulo.
Claudio Kupstas – membro da diretoria da Comunidade Lituano-Brasileira, professor de língua, culinária e artesanato lituanos.
Paulius Vyšniauskas – geógrafo e artista plástico, especialista em arte lituana em madeira.
Walter (Arbataitis) Rodrigues Filho – estudante de Ciências Sociais, pesquisa a atuação dos jovens nas atividades da comunidade.
A HISTÓRIA DA CONEXÃO COM A LITUÂNIA: OSGEMEOS E FAMÍLIA KLABIN
O festival oferece uma plataforma exclusiva para os participantes se aprofundarem nas narrativas convincentes e nas conexões que família dos artistas brasileiros Gustavo e Otávio Pandolfo – OSGEMEOS e a Família Klabin compartilham com a Lituânia, todas enraizadas em sua herança lituana. Esta oportunidade extraordinária convida você a explorar e apreciar os laços culturais, históricos e pessoais que moldaram suas histórias únicas.
SORTEIO
Quer viajar para a Lituânia? A Turkish Airlines vai sortear durante o Festival duas passagens aéreas para a Lituânia, uma no sábado e outra no domingo, com rota: São Paulo – Vilnius – São Paulo.
Todos os detalhes com as condições dos prêmios irão constar nos bilhetes cortesias que serão enviados aos ganhadores
DOCUMENTÁRIO
El Padre Médico
Direção: Vytautas Puidokas, 2019. 1h38m
Um médico lituano, padre e refugiado de guerra, Alexander Ferdinand Bendoraitis (1919-1998), se estabelece na selva amazônica na década de 1960 e se torna um herói local: ele estabelece uma rede de clínicas em barcos, o primeiro rádio da selva, inicia a pacificação das tribos indígenas locais e constrói o hospital mais moderno da Amazônia. No entanto, à medida que ele se envolve em um crime brutal, inúmeras narrativas falsas que ele havia criado ao seu redor começam a ressurgir.
SAIA DA LUGAR COMUM, CONHEÇA A LITUÂNIA!
Lituânia é um país banhado pelo Mar Báltico, no Norte da Europa, e irá surpreendê-lo com tanta beleza e lugares interessantes. Se você deseja conhecer um novo destino turístico, a Lituânia é a sua próxima parada. Ela oferece turismo histórico, cultural, etnográfico, de natureza, náutico, espiritual, recreativo, de diversão, medicinal e também de herança judaica. Conheça um pouco mais sobre este pequeno país, repleto de atrações e beleza incomparável, além de ser extremamente seguro, até mesmo pelos padrões europeus. Você será muito bem recebido e ficará ansioso para voltar e explorar ainda mais. Praias de areia branca, florestas e lagos, monumentos, e uma riqueza de história e cultura aguardam por você. Saia do comum e venha conhecer a Lituânia.
APRESENTAÇÃO DE KANKLĖS – INSTRUMENTO FOLCLÓRICO
As kanklės, frequentemente referidas como “a alma da música lituana”, são um instrumento musical de cordas tradicional da Lituânia. Esses instrumentos únicos e antigos têm sido uma parte integral da cultura lituana por séculos. Fabricados com grande cuidado e precisão, as kanklės produzem um som melódico e encantador que ressoa com o folclore e a herança do país.
No festival, o destaque com as kanklės brilhará sobre a talentosa música lituana Chefe e Professora do Departamento de Instrumentos Folclóricos da Academia Lituana de Música e Teatro, Aistė Bružaitė. Com sua excepcional habilidade musical e performances cativantes, Aistė está pronta para trazer uma experiência única e encantadora ao evento.
A participação de Aiste Bruzaite no festival não é apenas uma oportunidade para mostrar seus talentos notáveis, mas também uma chance para a plateia embarcar em uma jornada musical que atravessa culturas e emoções. Suas performances não se limitam apenas à música; são uma experiência imersiva que leva o ouvinte a uma viagem pela alma da Lituânia e além.
ESTUDE E VIVA NA LITUÂNIA
Estudar na Lituânia proporciona acesso a uma ampla variedade de programas acadêmicos, desde universidades de classe mundial até instituições especializadas, todas oferecendo diplomas reconhecidos mundialmente. As diversas ofertas de cursos, muitas vezes ministrados em inglês, atendem a um público global, garantindo que os alunos recebam uma educação internacional em um ambiente pitoresco e acolhedor. Saiba mais sobre estudar e viver na Lituânia com nossas convidadas Monika Skaringaitė e Eglė Fišeraitė da Fundação Lituana de Apoio ao Intercâmbio Educacional e Aliança da Juventude Lituano-Brasileira. Atividade interativa com a juventude lituana para aprender sobre a Lituânia enquanto conhecer a casa museu Ema Klabin.
SETOR DE TECNOLÓGICA DA LITUÂNIA– LASERS
A liderança global da Lituânia em tecnologias a laser pode ser surpreendente, considerando o tamanho modesto do país. No entanto, com mais de meio século de experiência, o setor de laser da Lituânia é um dos principais participantes da liga em tecnologias de laser científicas e industriais. Fornecendo soluções para empresas como a NASA e a IBM, os especialistas em laser da Lituânia continuam a expandir a fronteira científica e a gerar o impressionante crescimento do setor ano após ano. Venha e saiba mais.
EMPRESAS LITUANAS NO BRASIL
Durante o festival, temos o prazer de apresentar algumas empresas lituanas de destaque que estão deixando sua marca no Brasil: Teltonika e KN Açu Serviços de Terminal de GNL LTDA.
A Teltonika, uma renomada empresa de tecnologia lituana, apresentará suas soluções inovadoras e produtos. A sua experiência abrange vários setores, incluindo telecomunicações e IoT(internet of things), e o seu compromisso com a qualidade e a inovação valeu-lhes uma reputação global de excelência. Esta é uma oportunidade fantástica para explorar as suas ofertas e testemunhar o impacto da tecnologia lituana à escala internacional.
Além disso, temos o prazer de apresentar a KN Açu Serviços de Terminal de GNL LTDA. Esta empresa traz ampla experiência e conhecimento na área de serviços de gás natural liquefeito (GNL). Sua contribuição para o cenário energético brasileiro é significativa e exemplificam a força dos negócios lituanos no cenário global.
Encorajamos todos os participantes do festival a aproveitarem esta oportunidade única para aprender mais sobre essas empresas lituanas e as valiosas contribuições que elas trazem para o mercado brasileiro. É uma prova do poder da colaboração internacional e do potencial para conexões ainda maiores entre as nossas duas nações. Não perca a oportunidade de se conectar com essas empresas durante o festival e descobrir os benefícios mútuos dessas parcerias.
APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE FOLCLORE E CULTURA LITUANA “RAMBYNAS”
O Grupo foi fundado em 1998 e rapidamente se tornou um dos mais importantes meios de divulgação da cultura lituana na América do Sul. Nestes 25 anos, cerca de 200 jovens já passaram por lá. Reconhecido por seus pares lituanos e de outras nacionalidades, é consciente de que ao reunir jovens de variadas idades, e aproximar seus pais e familiares, amplia o número de participantes da comunidade e os ajuda a entender e alimentar sua lituanidade. Ao longo dos últimos anos, o Grupo vem se consolidando como instrumento fundamental de preservação da herança etno- cultural lituana no Brasil, que é condição primeira para que as novas gerações se reconheçam e não percam a sua identidade.
Com o firme propósito de manter viva a cultura e a união com a Lituânia participa de vários eventos tradicionais na capital e interior de São Paulo, bem como no exterior. Aos poucos passou a ensaiar danças e a fazer pequenas apresentações teatrais infantis. Simples, é verdade, mas cheias de entusiasmo. Esteve no XIV Festival de Danças Folclóricas Lituanas realizado em Boston – Estados Unidos em 2012 e, o mais espetacular, foi ter participado do Festival Mundial da Música Lituana e atuar nas cidades de Vilnius e Kaunas, na Lituânia, em 2003, 2007, 2009 e 2018. Atualmente planeja participar do próximo Festival na Lituânia em 2024. O Grupo é coordenado por Sandra C. Mikalauskas Petroff.
Público geral