
Reinvenção por toda a vida. Como a cultura pode nos ajudar?
Visita mediada | Reinvenção por toda a vida. Como a cultura pode nos ajudar?
Aurora Shimoyama
sáb 27 set 2025
às 14h30
R$ 20 (inteira)
R$ 10 (meia)
gratuito para crianças de até 7 anos, professores e estudantes da rede pública
50 vagas por ordem de inscrição
Imagem: Registro da visita mediada Reinvenção por toda a vida. Como a cultura pode nos ajudar? com Aurora Shimoyama, 2025. Foto: Educativo Casa Museu Ema Klabin/Arquivo Casa Museu Ema Klabin
Como as obras de arte nos tocam e nos sensibilizam? A arte perpassa nossas experiências todos os dias, às vezes chama nossa atenção e às vezes passa por nós despercebida.
Na edição de julho da programação Reinvenção por toda a vida. Como a cultura pode nos ajudar?, Aurora Shimoyama nos convida a visitar a coleção Ema Klabin provocando novos olhares e percepções acerca das obras de arte. O que nos toca? Porque nos toca?
A visita convida os participantes a visitarem a Coleção Ema Klabin e experimentarem olhar as obras com autonomia, se deixando envolver pelas percepções, sensações e sentimentos que elas causam em cada pessoa e conversando sobre quais significados essas obras possuem nos diversos contextos.
Vamos partir do princípio que as obras podem ser vistas por diversos pontos de vista e estão abertas a múltiplas interpretações, dessa forma convidamos a todas as pessoas a trocar e compartilhar suas visões e pontos de vista.
A Casa Museu Ema Klabin e a Labora 50+, traz para o cotidiano da casa museu uma equipe de profissionais seniores que atuam como orientadores de público, altamente capacitados a acolher e informar os visitantes. Agora, juntamente com os educadores, irão conduzir visitas que discutem questões sobre longevidade, propondo muitas conversas, trocas e compartilhamentos. Em um momento de olhar e fruir as peças da coleção podemos refletir sobre como nos ressignificar ao longo do tempo.
Interessados em geral e público 50+
Aurora Shimoyama
Formada em Administração de Empresas, trabalhei por 30 anos em uma única instituição financeira, voltada ao atendimento ao público e gerente de contas. Realizei muitos sonhos dos brasileiros, aprovando créditos habitacionais para a aquisição do primeiro imóvel de suas vidas, intermediação de vários conflitos econômicos gerados por longos períodos de políticas de governo e participei de todos os planos econômicos desde a nova constituição. Tenho 2 filhos maravilhosos, criados com muita dedicação, beirando ao excessivo rigor de educação, baseado nos princípios/tradição japonesa, que amo tanto e me orgulho. Após cumprir o período ativo, conheci a Labora que privilegia os seniores e a essência de um recomeço e uma forma de reinventar-se, e na dinâmica da Casa Museu Ema Klabin, experimentei minha segunda metade da vida sendo aflorada e reinventada através da arte e cultura.