TARDES MUSICAIS | Última Inspiração | 21/11 às 16:30

O show Última Inspiração é o retrato de uma época a partir do olhar de homem para ele mesmo. São composições do cancioneiro brasileiro da primeira metade do século XX, entremeadas por pequenos textos extraídos de poesias de Manuel Bandeira e Florbela Espanca, quando o compositor se volta para si, ou para o homem em si, e nele observa suas crises, peculiaridades, paixões, manias… Uma época em que essa tendência individualista se manifesta, especialmente, porque o viver é uma força eterna e imutável da sociedade.

Destaca-se também neste selecionado repertório a influência da música europeia na música brasileira, tanto na formação de estilos próprios, quanto na evidência de uma música que transita entre o erudito e o popular, característico da música brasileira.  A permeabilidade entre esses dois universos – erudito e popular – já identificada nas próprias composições, aqui é ressaltada pelos arranjos, concebidos a partir da leitura do texto. A formação instrumental (piano, violoncello e voz) remete à sonoridade da música erudita do final do século XIX, como os lieds alemães, onde texto e melodia se completam em sentido no diálogo com os instrumentos. O grupo se vale dessa referência na concepção dos arranjos: não existe o pensamento de instrumento acompanhador, são três solistas em diálogo constante, cada um dos músicos em cena assume um papel em relação aos personagens vividos nas canções, a voz entoa, o cello chora, o piano acolhe… As canções e os fragmentos de poesia falam de sentimentos que se derramam em melodias, lágrimas, risos, desilusões… A dramaticidade aparece também no tratamento cênico, no figurino escolhido, na utilização de elementos da linguagem teatral para, junto com a música, compor pequenos quadros, histórias que surgem espontaneamente a partir da união das canções escolhidas.

Interpretado pelos músicos Ritamaria (voz), Luciana Rosa (violoncello) e José Vieira (piano), o show Última Inspiração teve início em 2010, do encontro entre o pianista José Vieira e a cantora Ritamaria, tendo circulado por diversos espaços, públicos e privados, desde casas de espetáculos a auditórios e salas de concerto.

Tardes Musicais | Última Inspiração | 21 de novembro – sábado | 16:30 | gratuito | 180 lugares

Foto: Ana Borges