Maria Fumaça | Sábado, dia 08 de agosto às 16:30 | Entrada Gratuita

O trio Maria Fumaça surgiu no início de 2014 formado por graduandas do curso de música da Universidade de São Paulo (USP), Brasil. O show intitulado “No Caminho dos Goyazes” vem a tematizar o universo em que se mergulhou as integrantes do grupo no processo de criação artística, musical e identitária.

O objetivo principal é do trio apresentar sob seus olhares femininos um repertório que envolve a música caipira, com seu universo cancioneiro e instrumental, mesclando diferentes composições e épocas de sua história, inclusive composições próprias. A abertura de um diálogo da música caipira com outras músicas latino-americanas enriquece e estreita esta relação musical entre culturas, que tem como tema central a vida e sentimentos do homem simples do campo e sua relação com a natureza.

A ideia de resgatar a cultura caipira através da música vem por meio de um despertar de saudade invólucro na metrópole, originando o interesse de um resgate cultural particular das participantes, ilustrado pelo pulsante sangue caipira que corre em suas veias. Afinal, fazer música também é comunicar sobre si mesmo.

As canções, dentro de sua diversidade de poesias e sons, trazem um apanhado de sentimentos e gestos caipiras, onde se vêem valores como: amor, honestidade, respeito, solidariedade, zelo e gratidão para com a natureza, valor na palavra, que hoje em dia não tem espaço em uma sociedade regada de consumismo, meios midiáticos alienadores e tecnologia que “substitui”diversos fazeres humanos dentro de um capitalismo que preza o lucro acima de tudo e de todos.

Alice Oliveira Harpa Paraguaia, Eufônio e Voz

Nascida em Santos (SP), multi-instrumentista, cantora e compositora, cursa o último ano do Bacharelado em Música com Habilitação em Composição na Universidade de São Paulo. Formada em piano pelo Conservatório Musical Mozart em Santos se interessou desde cedo por músicas de todas as culturas do mundo, tendo direcionado seu foco artístico para essa linguagem. Atualmente atua como professora de piano e harpa paraguaia pela Escola Pontuada, como compositora em projetos teatrais e harpista e cantora no trio Maria Fumaça.

Priscila Ribeiro– Viola Caipira, Clarinete e Voz

 

Nascida em Ribeirão Preto (SP) e criada na cidade de São Simão (SP), é descendente de mineiros e paulistas, criada ao meio de folias de reis e ternos de congo. Graduada em Licenciatura em Música pela Universidade de São Paulo, sendo seu instrumento o clarinete, atualmente cursa Pós-Graduação em Música e Musicalização, na Universidade de São Paulo, atua como professora de música e musicalização infantil na Associação Filantrópica “Criança Feliz”, e integra como cantora e violeira o trio Maria Fumaça.

Sarah Alencar Violão, Flauta Transversal e Voz

Nascida em Goiânia (GO), Sarah Alencar é graduada em Música- bacharel em composição pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de flauta e canto no Conservatório Musical do Butantã, participa como compositora no projeto “A ópera do desaparecimento”contemplado pelo PROAC 2014, integra como cantora e flautista o grupo Saracura, atuante em hospitais infantis e como cantora, flautista e violonista do trio Maria Fumaça.

Para saber mais sobre o grupo acesse os links:
Facebook: www.facebook.com/mariafumacagrupo

Youtube: www.youtube.com/triomariafumaca

Instagram: www.instagram.com/mariafumacatrio