CORALUSP Feminino

Tardes Musicais
CORALUSP Feminino

→ O Canto das Sereias

Tardes Musicais | CORALUSP Feminino - O Canto das Sereias

Sábado, 29/06/2019 das 16h30 às 18h

gratuito

170 vagas por ordem de chegada

*Imagem: Divulgação

O CORALUSP Feminino apresentará na Casa-Museu Ema Klabin um repertório que valoriza a presença da mulher: seja ela na composição, no arranjo, na temática, na interpretação e etc.

Com um variado repertório que combina nomes da música brasileira e mundial, o CORALUSP é detentor de 5 premiações da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, conquistando a opinião crítica e o reconhecimento do público por seu repertório e execução de espetáculos ao longo de 50 anos. Fundado em 1967 e em constante atividade desde então, o CORALUSP vem desenvolvendo um estilo próprio, que hoje é formado por 15 coros, 1 oficina coral, 7 regentes, 6 orientadores de técnica vocal e por volta de 560 coralistas, que se apresentam para públicos variados dentro e fora da Universidade. Construiu em seus 50 anos uma trajetória que inclui apresentações nos Estados Unidos, África, Europa e Argentina. Faz parte do quadro da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo – PRCEU/USP e foi contemplado por programas internacionais, como o Programa de Intercâmbio e Atividades de Cultura e Extensão da PRCEU/USP, levando ritmos brasileiros ao Berklee College of Music, em Valência, na Espanha, à Pontifícia Universidad Javeriana de Bogotá, Colômbia, e à École Nationale de Musique, em Villeurbanne, na França. Em junho de 2017, o CORALUSP recebeu o Colar Guilherme de Almeida, da Câmara Municipal de São Paulo. 

Regente: PAULA CHRISTINA MONTEIRO

Natural de São Paulo, ingressou no CORALUSP como cantora ainda adolescente. Aos 18 anos iniciou seus trabalhos como regente assistente da maestrina Helena Starzynski. Iniciou seus estudos de piano aos sete anos, formou-se Bacharel nesse instrumento pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, na classe da professora Heloísa Zani. Formou-se Mestre em Musicologia pela mesma Universidade, sob orientação do Prof. Dr. Amílcar Zani Netto. No CORALUSP estudou matérias teóricas com Elizabeth Pinheiro e regência com Benito Juarez. Em 1991 fez o curso sobre o Método Kodaly em Eztergom, na Hungria. Realizou vários recitais pela Capital e Interior do Estado de São Paulo, como pianista solista e camerista, tendo recebido vários prêmios nos concursos em que participou. No CORALUSP, participou de várias obras, tais como O Messias, de Haendel, Missa em si menor, de Bach, Lês Noces, de Strawinski, IX Sinfonia, de Beethoven, Réquiem, de Mozart, Carmina Burana, de Carl Orff, entre outras, sempre atuando como cantora, regente-assistente e pianista co-repetidora. Em 2006 e 2018 participou do Festival EUROPA CANTAT”, onde teve aulas, entre outros, com o professor britânico Timothy Brown, da Clare College de Cambridge. Em 2013 participou do Programa de Intercâmbio de Atividades de Cultura e Extensão da PRCEU/USP, no Berklee College of Music, em Valência/Espanha. Atualmente é regente de dos grupos Sul Fiato, Todo Canto e Feminino do Coralusp.

Repertório
  •   Thomas Ravernscroft (1562-1633)
    -Three Country dances (Robin Hood)
  • Henry Purcell (1659-1695)
    -I gave her cakes
  • Dulce Pontes ((1969)
    -Modinha das Saias (arr.: Jetse Bremer)
  • Heitor Villa Lobos (1887-1959)
    -Missa São Sebastião – Kyrie, – Sanctus
  • Gabriel Fauré (1845-1924)
    -Tantum Ergo
  • Vários autores e melodias tradicionais:
    -Medley de “Mudança de Hábito”: Hail Holy
    -Queen – I will follow Him (Arr.: Mac Huff)
  • Canção tradicional do Quênia
    -Ning Wendete (arr.: Lana Walter)
  • Luiz Gonzaga (1912 – 1989)
    -Assum Preto (Arr.: Alberto Cunha)
  • Tom Zé (1936)
    -Augusta, Angélica e Consolação (Arr.: Paula Christina Monteiro)
  • Vicente Matos/Dinoel/Arlindo Veloso
    -Lenda das Sereias (Arr.: Selma Boragian)

Relacionados