O objetivo é analisar os processos artísticos de apropriação e montagem na arte contemporânea, indagando as fotografias instantâneas procedentes de arquivos e espólios. Frequentemente, essas fotografias constituem visões pessoais, incrustadas em contextos de informação privada. Ao se tornarem públicas, estão sujeitas a uma alteração acentuada de significação. As preexistentes, em grande parte, são o que se chama de fotografia anônima, sem autor declarado. A partir de alguns estudos qualificados, abordandoa relação entre arte e fotografia, procura-se, nesta análise, devolver os retratos fotográficos apropriados por artistas contemporâneos. Verificaremos as diferenças entre os retratos como representação teatral e como clichê, no qual a frontalidade é marcante. Assim vamos refletir sobre os conceitos de identidade e alteridade.
Inscrições e/ou mais informações: (11) 3897-3232 / [email protected]
Sábado, dia 24 de outubro | 10:00 às 12:00 | 30 vagas | Entrada Gratuita
Virginia Gil Araujo é doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Plásticas da ECA – USP. Professora Adjunta do Departamento de História da Arte e do Programa de Pós-Graduação em História da Arte – UNIFESP, onde atua na sub-área de História da Fotografia e na disciplina de Teorias e Métodos da Pesquisa em História da Arte.