PALESTRA | O trabalho arqueológico no Egito: uma cidade e uma tumba | Cíntia Gama | Sábado, 21/05 às 11h

Pretendemos mostrar um pouco de como se desenvolve o trabalho de campo de um egiptólogo, quais questões são tratadas, como os artefatos são descobertos e analisados, tudo isso tendo em vista duas escavações atuais.

A primeira, a da cidade de Tânis, capital do Egito durante a XXI dinastia, é famosa pela arca da aliança e por ser o local onde foram encontradas as tumbas invioladas de diversos faraós, conhecidas como o tesouro real de Tânis.

A segunda, a tumba de Harwa, alto funcionário da XXV dinastia, com prerrogativas reais, é uma das mais impressionantes tumbas particulares de sua época.

Valor: R$35,00 Para mais informações e/ou inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo tel: (11) 3897-3232

Cintia Alfieri Gama Rolland doutora em religião egípcia antiga pela École Pratique des Hautes Études – Sorbonne, Paris; foi conselheira científica no departamento de antiguidades egípcias do Museu do Louvre, integrante de duas missões arqueológicas no Egito: missão francesa de escavação de Tanis e missão Italiana de escavação da tumba de Harwa, em Lúxor. Mestre em arqueologia pela UFRJ, graduada em história pela USP.