Buscando transitar entre a antropologia e a história da arte, a pesquisa de Luciara Ribeiro, desenvolvida como trabalho de graduação em História da Arte pela UNIFESP, expõe abordagens que contextualizam Ema Klabin dentro do colecionismo privado em São Paulo e as influências dessa tendência em suas escolhas, principalmente na compra de peças originárias de países do continente africano.
A versão digital da pesquisa pode ser acessada clicando no link abaixo.
15h00 Palestra
Akua’ba: uma análise da produção escultórica Ashanti
A palestra apresentará a escultura Akua’ba, adquirida por Ema Klabin em 1983. A obra escultórica é de origem Ashanti, sociedade existente em Gana, país situado a oeste do continente africano; e foi tema de um texto de Ladislas Segy, marchand que comercializou obras para Ema Klabin. Teria esse artigo influenciado a sua Colecão de Artes da África?
Luciara Ribeiro é graduada em História da Arte pela UNIFESP. Realizou intercambio acadêmico na Universidade de Salamanca. Foi bolsista FAPESP no projeto de digitalização, organização, disponibilização na base de dados de material audiovisual e de pesquisa em Moçambique. Atualmente é educadora no Museu Afro Brasil.
Inscrições pelo e-mail [email protected] ou pelo tel (11) 3897-3232