O urbanismo dos bairros Jardins em São Paulo: 1912 – 2017 | Silvia Wolff

O urbanismo dos bairros Jardins em São Paulo: 1912 - 2017

35,00

Sábado, 03/06 às 11h

A palestra ‘O urbanismo dos bairros Jardins em São Paulo’ abordará a chegada de um novo modelo urbanístico na São Paulo do início do século XX

Influenciada pelo modelo garden city com ênfase no pioneiro bairro Jardim América e expressões arquitetônicas representativas do morar de novas camadas sociais da primeira metade do século XX.

A palestrante discutirá também questões contemporâneas que permeiam esse território tais como: desafios da preservação, integração com o restante da cidade, terreno da exclusividade, o espaço do automóvel, etc.

Silvia Ferreira Santos Wolff é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com mestrado e doutorado em Arquitetura e Urbanismo ambas na área de concentração de História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Tem experiência didática em graduação nas áreas de história da arquitetura e urbanismo e em cursos de especialização em restauro e é professora de Técnicas Retrospectivas e de História da Arquitetura da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desde 1982 é arquiteta concursada da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, onde desenvolve estudos relacionados à preservação do patrimônio cultural fundamentalmente nas áreas de pesquisa, identificação, estabelecimento de critérios e análise de intervenção arquitetônica em bens culturais. Tem atuado sobretudo áreas de Arquitetura do Século XIX, História da Urbanização Contemporânea, Arquitetura Moderna, Arquitetura Pública e Institucional, além de Políticas de Intervenção em bens reconhecidos como patrimônio cultural.