Representações do Mundo: Chaves para leitura de mapas antigos | Yves Rolland | Sábado, às 11h

O ponto de partida deste ciclo de atividades será o “Atlas Maior” de Joan e Willen Blaeu, pertencente à coleção de livros raros de Ema Klabin.

Na Palestra ‘Chaves para leitura de mapas antigos’ iremos ver como o homem elaborou significados relacionados a aspectos geográficos, artísticos, culturais, sociais e ambientais.

Essa publicação foi o primeiro atlas completo do mundo a ser editado. Mapas, ilustrações e textos nos dão uma ideia de como, em meados do século XVII, o nosso planeta era conhecido ou imaginado. Foi publicado em quatro línguas – francês, latim, holandês e espanhol.

A Coleção de Ema Klabin possui 6 volumes da versão Francesa. Estará exposto durante a programação das atividades.

Cadastros romanos, cartas náuticas portuguesas ou recentes mapas de engenheiros foram concebidos de maneiras diferentes. A representação do espaço sob a forma de mapa muda conforme o tempo, as mentalidades e as necessidades. Além de um resumo da história da cartografia, vamos ver, através de exemplos de diversos períodos, as chaves de leitura para compreender os mapas antigos.

Yves Rolland é doutor em Arqueologia pela Université Lumière – Lyon, graduado em história pela Université Pierre Mendès France – Grenoble, participou de diversas escavações arqueológicas; educador e chefe de projeto no Museu da civilização galo-romana e no Museu de História da cidade de Lyon; docente de história e geografia no liceu francês de São Paulo.

 

Representações do Mundo: Chaves para leitura de mapas antigos
R$ 35,00
30 vagas, Inscrições no formulário abaixo: