Chagall e a Música na Bíblia Judaica

Chagall e a Música na Bíblia Judaica

Palestra | Chagall e a Música na Bíblia Judaica

Jean Goldenbaum

Sábado, 18/11/17 das 11:00 às 13:00

R$ 35,00

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: No campo (À la campagne) – Marc Chagall (1925). Óleo sobre tela. Fotografia: Henrique Luz

Nesta palestra, o musicólogo Jean Goldenbaum explicará a ligação da obra de Marc Chagall (1887-1985), um dos principais pintores judeus, com a Bíblia Judaica.

Após expor um panorama a respeito da importância da música nas escrituras litúrgicas israelitas, Goldenbaum traçará paralelos entre os quadros do pintor e diversas passagens bíblicas. Sua pintura retratava os instrumentos da época, o canto e a dança, assim como os simbolismos e a representatividade da arte na cultura dos antigos israelitas, que  serão tópicos abordados pelo palestrante. As duas obras de Chagall expostas na sala de música da casa-museu serão também discutidas.

Jean Goldenbaum, musicólogo e compositor de música erudita., fez doutorado na Universidade de Augsburg – Alemanha e trabalha como pesquisador no Centro Europeu de Música Judaica da Universidade de Música de Hannover, onde atualmente faz seu pós-doutorado. Suas principais áreas de pesquisa são “Música na Bíblia Judaica” e “Compositores judeus de música erudita”.

Relacionados