Arte Europeia

Arte holandesa, flamenga e francesa na Coleção Ema Klabin

→ Palestra sobre livro A Coleção Ema Klabin

Palestra sobre livro A Coleção Ema Klabin | Arte holandesa, flamenga e francesa na Coleção Ema Klabin

Elaine Dias

Sábado, 11/08/2018 das 11:00 às 13:00

gratuito

30 vagas por ordem de inscrição

*Imagem: Interior de taverna, Holanda sec. XVII atribuída a David Teniers – fotografia Henrique Luz

Esta palestra apresentará aspectos relativos à coleção de pinturas das chamadas escolas artísticas francesa, holandesa e flamenga dos séculos XV ao XIX, conservadas na Casa-museu Ema Klabin.

Abordaremos os elementos constituintes da pintura de paisagem, de gênero e da natureza-morta dos mundos holandês e flamengo, assim como os aspectos morais da pintura francesa, entre outros fatores. Discutiremos as características dos gêneros artísticos presentes em cada uma destas escolas, de seus artistas e das referências teóricas e visuais sobre estas obras e as relações com outros acervos internacionais, fundamentais para a compreensão da aquisição desta importante coleção.

Elaine Dias

Elaine Dias é doutora em História pela UNICAMP, docente no Departamento de História da Arte da UNIFESP e dedica-se em suas pesquisas às relações entre a França e o Brasil no século XIX.

Este encontro faz parte do ciclo de palestras sobre os capítulos do livro “A Coleção Ema Klabin”, editado recentemente pela Fundação. O livro poderá ser adquirido no dia da palestra pelo valor de R$ 20,00.

Relacionados