MÚSICA DO MUNDO | Vitsa Ramanush | Sábado, 22/10 às 16h30

Formado em 2006 o Vitsa Ramanush não é apenas um grupo de música e dança cigana. Antes, é um “braço” das Ações Culturais desenvolvidas pela ONG Embaixada Cigana do Brasil – Phralipen Romane. Portanto o primeiro grupo de World Music (de etnia cigana) do Brasil a se apresentar no Leste Europeu. Isto porque o grupo é composto por músicos e representantes da dança, pertencentes à etnia cigana. E tem como objetivo, o resgate, a manutenção e a difusão da cultura através da música e dança tradicionais.

As apresentações do Vitsa Ramanush já foram realizadas em Universidades, Parques Públicos, unidades do SESC e também em festivais no exterior: Eslováquia, França e Espanha. O Vitsa Ramanush já se apresentou ao lado de grandes nomes da música cigana de tradição, tais como: Esma Redzpova (República Sérvia), Karavan Familia (Hungria), Romanka (Polônia), Superstar Orkestar (Estolcomo), Zíngaros Musica Gitana (Argentina), Martina Balogová (República Checa), Enseble “Simona 202″(Bulgária), Katjusha Kozubek (Berlim).

O Vitsa Ramanush é composto por artistas ciganos e não ciganos. E atualmente tem a seguinte formação: Nicolas Ramanush, violão base e voz; Denis Evangelista, violão solo; Buda Nascimento, violino; Ulises Cárdenas, percussão; Ingrid Ramanush, back vocal e representante da dança; Babi Teixeira, representante da dança.

 

Programa

Hozd el Isten – Hungria

Mig, mig, mig – Bulgária

Dili dili so kerdjan – Hungria

Kade Shukar – Hungria

Nane Tsorra – Rússia

Mamaliga – Romênia

Murri Charicha – Chile

Kale Yakha – Rússia

Tutti Frutti – Romênia

Bubamara – Sérvia

Muro Shavo – Eslováquia

Chaje Shukarje – Macedônia

Duj Sandale – República Tcheca

Baro Drom – Hungria

Na kamel man – Eslováquia

Zhas – Colômbia

Tsumajle – Rússia