MÚSICA DO MUNDO | Nicole Borger apresenta o CD “Raízes/Roots” | Sábado, 01/10 às 16h30

Cantora Nicole lança CD ‘Raízes/Roots – Ekaterinoslav – New York – São Paulo’.

Repertório mistura versões em português de canções tradicionais judaicas do século 19, além de composições da própria Nicole, e de outros compositores atuais, feitas a partir de poemas.

A paulistana Nicole em seu sexto CD Raízes/Roots – Ekaterinoslav – New York – São Paulo, faz um apanhado de suas raízes musicais judaicas. São canções que fazem um retrato da vida desse povo nômade, que se estabeleceu em diversas regiões do mundo, influenciaram e foram influenciados por outras culturas e povos.

Assim como as canções, os avós paternos de Nicole nasceram em Ekaterinoslav, na Ucrania, no século 19, vieram para os EUA no século 20, onde nasceu seu pai e chegaram ao Brasil, onde Nicole nasceu e vive. Daí o subtítulo escolhido para o CD, que foi gravado em 2014, em Nova Iorque, sob a direção musical,  produção e arranjos do trompetista norte americano Frank London, uma das maiores autoridades mundiais em música judaica, lider da banda The Klezmatics, prêmio Grammy de 2003.

O CD tambem apresenta um time de músicos de primeiríssima linha, da cena novaiorquina, como o guitarrista Brandon Seabrook, o contrabaixista argentino Pablo Aslan, os violonistas Paul Meyers (NY), Oren Neiman e Gilad Ben Zvi (Israel), o acordeonista Rob Curto, e o percussionista brasileiro Cyro Baptista, entre outros.

No álbum há desde uma canção do século 19, intitulada Bulbes (Batatas), até Passarinho, uma canção de ninar baseada em poema de Abraham Goldfaden composta pela própria Nicole. Além disso, nesse repertório cabe, por exemplo, uma música como Chuva, feita por Efim Chorny a partir de um poema de Mendl Lifshits, que data do começo dos anos 1900. A proposta do trabalho é essa fazer um resgate desse repertório, levando em conta mensagens otimistas e boas melodias, mas especialmente cantá-las em português, para que possam ser devidamente apreciadas pelo público brasileiro.

Em 2016, o site Embrulhador, que anualmente seleciona os 100 melhores Cds de Música Brasileira lançados no ano anterior, concedeu Menção Honrosa ao CD Raízes/Roots, de Nicole, e desde então Nicole tem apresentado esse repertório no Brasil e no Exterior, com muito sucesso. Só este ano, Nicole esteve em Buenos Aires, Montreal, Toronto e Nova Iorque, devendo apresentar-se ainda no México e nos EUA em dez/2016.

Nicole Borger, que neste trabalho resolveu simplificar seu nome artístico para somente Nicole, estudou piano e canto, e cursou composição na Faculdade Santa Marcelina. Aos 15 anos, começou a dar aulas de música hebraica em escolas paulistas. Hoje é diretora executiva do Instituto da Música Judaica – Brasil, produtora do Kleztival – Festival Internacional de Música Judaica, e diretora cultural da Assoc. Bras. “A Hebraica” de São Paulo, onde há mais de cinco anos é curadora do projeto musical Hebraica Meio-Dia.  Em seu primeiro CD Amar, Um Encontro com Florbela Espanca (2001), Nicole musicou poemas da portuguesa Florbela Espanca, em ritmos como jazz, bossa e tango. Na sequência lançou Singrar – Sailing Songs, (2005), Cantando Marias (2007),  Klezmer4 (2009) e Klezmeriando (2011).

Acompanham Nicole, na apresentação que será realizada na Fundação Ema Klabin, no dia 1/10/16, às 16 hs., os músicos: Norberto Vinhas (violão e guitarra), Alvaro Couto (acordeon), Rogerio Clementino (baixo) e Adriano Busko (percussão).

 

Este concerto é dedicado à memória do jornalista norte-americano judeu Daniel Pearl, brutalmente assassinado por radicais no Paquistão em 2002, e integra uma série de concertos mundiais, que acontecerão ao longo do mês de outubro de 2016, chamada Daniel Pearl´s World Music Days. Após seu assassinato, a família de Daniel Pearl  criou uma fundação com seu nome, que promove atividades artísticas destinadas a estimular a formação de uma sociedade no mundo livre de intolerância e preconceito. O projeto World Music Days é uma dessas atividades. Por partilharem dos mesmos objetivos, o Instituto da Música Judaica -Brasil passou a fazer parte da rede da Daniel Pearl Foundation, e portanto, tanto este concerto, como as atividades do Kleztival 2016 – 7a. edição anual do Festival Internacional de Música Judaica, promovido pelo IMJBrasil, que acontecerá de 29 de outubro a 06 de novembro, serão parte do projeto World Music Days e dedicadas à memória de Daniel Pearl.

Repertório

1.  Com Saúde (Abi Gesund)
2.  Passarinho (Schlof Mayn Feigele)
3.  Quem Que Sobra (Ver Vet Blaybn)
4.  Batatas (Bulbes)
5.  No escuro (In Der Fintster)
6.  Ave Dourada (Goldene Pave)
7.  Talvez ( Zol Zayn)
8.  Ontem (Nechten)
9.  Chuva  (Regn)
10.Dois Músicos (Yidl Mitn Fidl)
11. Cantando Por Um Mundo Melhor (Sholem Lid)
12. Nova Dança ( Der Nayer Sher)