Em Textos e Telas: A Representação da Mulher e do Universo Feminino & A Formação Artística das Mulheres no Século XIX

Em Textos e Telas: A Representação da Mulher e do Universo Feminino
&
A Formação Artística das Mulheres no Século XIX

Ana Beatriz Demarchi Barel e Elaine Dias

Sábado, 03/03/18 das 11:00 às 13:00

R$35,00

30 vagas por ordem de inscrição

Neste encontro iremos falar sobre a formação artística e a representação das mulheres na arte e na literatura.

Para a abertura do ciclo especial de palestras “Mulher e Seus Saberes” convidamos a pesquisadora Ana Beatriz Demarchi Barel e a professora Elaine Dias para dar início às atividades.

Em Textos e Telas: A Representação da Mulher e do Universo Feminino (Ana Beatriz Demarchi Barel)

Ao longo da História da Arte, literatura e pintura revelam interesses, preocupações e desejos comuns. Isso nos provam telas e textos de vários movimentos estéticos, como os dos anos de virada do século XIX para o século XX. Dentre os assuntos mais relevantes desse período, a representação da mulher e do universo feminino fornece vasto e complexo material iconográfico e literário impulsionando a sociedade para uma revolução social. Novos papeis, novas posturas, novos questionamentos, novos dilemas vêm alterar as relações na família, no trabalho, etc. Tanto concreta como simbolicamente a mulher firma seu lugar no mundo, trazendo contribuições de inegável importância para o enriquecimento da humanidade.

A Formação Artística das Mulheres no Século XIX (Elaine Dias)

A formação das mulheres nas academias de Belas Artes deu-se de forma bastante complexa e com diversos obstáculos. Privadas do acesso oficial ao sistema acadêmico, como matriculadas até o final do século XIX, elas frequentavam ateliês privados e aperfeiçoavam sua formação no estudo do desenho e dos diversos gêneros artísticos. Com a permissão de sua entrada nas academias, o estudo do nu foi um dos objetos mais polêmicos desse aprendizado. Nesse encontro, apresentaremos alguns dos aspectos relativos à formação das mulheres artistas dentro e fora das academias de arte, destacando também seu protagonismo no Brasil e na França no século XIX.

Ana Beatriz Demarchi Barel e Elaine Dias

Ana Beatriz Demarchi Barel tem pós-doutorado em história pela USP, é docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás - UEG. Realizou residência em pesquisa na Biblioteca Brasiliana Mindlin da USP sobre relações França-Brasil no século XIX. Dentre seus temas de interesse estão a formação da identidade nacional brasileira, as influências francesas no Romantismo, relações entre literatura e história e literatura e pintura. Estudou história da arte na Ecole du Musée du Louvre. É doutora em literatura brasileira pela Université Paris III Sorbonne Nouvelle.
Elaine Dias é doutora em História pela UNICAMP, docente no Departamento de História da Arte da UNIFESP e dedica-se em suas pesquisas às relações entre a França e o Brasil no século XIX.

Relacionados