O Fio de Ariadne

#MitologiasNaColeção
O Fio de Ariadne

#MitologiasNaColeção | O Fio de Ariadne

Publicado em 28/05/2020

Ariadne era uma donzela mortal com nome de deusa, filha de Minos, rei de Creta, e Pasífae. Seu nome significava “santa” ou “pura”, de beleza resplandecente e visível de longe.

Ariadne não era filha única: tinha uma irmã chamada Fedra, a brilhante, que acabou sendo sua rival, e um irmão que era um temível monstro, chamado por todos de Minotauro. Metade homem, metade touro, não podia ser domado e teve que ser preso em um grande labirinto construído pelo arquiteto Dédalos. Cresceu lá, isolado, e todos que tentavam destruí-lo acabavam sendo devorados. 

Ariadne vivia tranquila na ilha de Creta, sem imaginar que o destino lhe reservava. Após a batalha entre Creta e Atenas, o vitorioso rei Minos exigiu um tributo dos perdedores: todos os anos Atenas deveria enviar sete rapazes e sete moças para serem devorados pelo Minotauro no labirinto.

Disposto a pôr um fim a essa situação, o herói ateniense Teseu foi para Creta junto com outros jovens destinados a morrer nas mãos do Minotauro. Ao chegar em Creta, os olhos de Teseu e Ariadne se encontraram e logo se apaixonaram…

Assista o vídeo para conhecer a história completa!

 

Narração e Roteiro – Rosi Ludwig
Edição – Bruno Melo

Relacionados