Nemunas

Grupo de Danças “Nemunas”

→ Labas! Festival da Lituânia

Labas! Festival da Lituânia | Grupo de Danças “Nemunas”

Domingo, 27/05/18 das 16:30 às 17:30

Gratuito

Vagas ilimitadas

*Imagem: Natalia Baria Zizas

O grupo de danças Nemunas foi criado em 1971 e mantém suas atividades ininterruptas desde então. Os ensaios acontecem todos os domingos na Vila Zelina, bairro lituano de São Paulo.

Como uma grande família, o grupo pode contar com integrantes de diferentes idades, todos apaixonados pela cultura e dança lituana. A coordenação do grupo é feita por Natália Baria Zizas e Audra Nikitin Zizas.

Danças (duração aproximada de 20 minutos):
  • Kepurinė: Dança de meninas, é uma das mais tradicionais da Lituânia. Kepurė significa “chapéu”, adorno utilizado com graça nesta coreografia conhecida e apresentada por comunidades lituanas no mundo todo.
  • Gegužinė polka: Tradicional em toda Lituânia e popular entre os grupos folclóricos de todo mundo, a Polka de Maio (gegužė, em lituano) mostra toda a felicidade do povo que saúda a chegada do calor e sol da primavera.
  • Vijurkas: “Animado, feliz! ”
    Dança de meninas coreografada por Jūratė Šimkienė, coordenadora do grupo homônimo de Anykščiai, na Lituânia. É animada e de melodia contagiante.
  • Gailingis: “Sininho” é mais uma coreografia tradicional e reconhecida de longe! Ao som dos sinos os casais dançam e encantam.
  • Lenciūgėlis: Na dança do viúvo, quatro moças disputam a atenção e o coração dele, mas o amor sempre reserva surpresas.

Relacionados