Controle Remoto

Jardim Imaginário
Controle Remoto

→ Gisela Motta e Leandro Lima

Jardim Imaginário | Controle Remoto - Gisela Motta e Leandro Lima

de 30 de abril a 2 de julho de 2016

gratuito

*Fotografia: Ding Musa

Download Folder

Na terceira edição do Jardim Imaginário  programa que convida artistas a desenvolverem trabalhos criados especificamente para o espaço da Casa-museu Ema Klabin, conta com a participação da dupla de artistas Gisela Motta e Leandro Lima.

Pelo caminhar ao redor de “Controle remoto”, desenha-se um núcleo base de unidades habitacionais, pronto para ser replicado aos milhões. Simultâneo ao movimento de aproximação, que oferece controle e desenho sobre o plano – um olhar topográfico que tranqüiliza -, nos acolhem sons que reconhecemos como familiares. Olhar ao redor nos afastaria, pela recuperação da relação inicial de escala entre observador e o recorte de bairro planejado.  Mas o convite do chiado intermitente de uma invasão domiciliar diária e em massa acaba por nos vencer. A este espaço abstrato ou terra arrasada, de ondas que carregam informações ambíguas, dicas de sobrevivência, normas de conduta e estímulos a um prazer padronizado, todos nós já demos, em algum momento, o nome de “casa”. Curiosamente, este lugar de proteção em que nos fechamos se submete ao espaço em que nos abrimos para as mais absurdas demandas.

Mas de que se trata “Controle remoto”? De um comentário sobre um mundo pregresso, em que ainda não nos era dada a competência de interagir, de filtrar, de escolher? É confortável afirmar a postura de “meros expectadores passivos” como pertencente a um passado nostálgico. Ao contrário, “Controle remoto” nos fala do que ainda somos. Condições conflitantes colaboram entre si, formas e cenas se articulam em novas configurações midiáticas que se complementam, cúmplices na gambiarra de todos os dias. Apesar da propagação de uma revolução digital em curso enquanto notícia, apesar das novas configurações do ser e do sentir, cujo efeito ainda não conseguimos mensurar, ainda nos sentamos para assistir programações e percorrer circuitos reservados ao lazer, em horários previstos no quadro de atividades que reiniciamos a cada dia.

 

Controle Remoto – Gisela Motta e Leandro Lima
de 30 de abril a 2 de julho de 2016

Curadoria
Gilberto Mariotti

Produção Artística
Renê Foch

Fotografia
Ding Musa

Comunicação Visual
Lucas Länder e Henrique Godinho

Assessoria de Imprensa
Mídia Brazil Comunicação Integrada

Coordenação Geral
Paulo de Freitas Costa

Relacionados