Exposição Temporária | Vida Doméstica | até junho 2017

Exposição Temporária | Vida Doméstica

Gratuito

Até junho de 2017

Ema Klabin morou nesta casa por mais de 30 anos, do começo dos anos 1960 ao final de sua vida.

Esta exposição, formada por documentos e fotografias de seu arquivo e objetos pessoais, busca lançar uma luz sobre o seu dia-a-dia na casa, seu modo de vida e a organização e infraestrutura necessárias para mantê-lo.

A vida em uma mansão desse porte, com uma moradora de intensa vida social, era o resultado do trabalho de uma grande equipe, que incluía cozinheira, copeiras, arrumadeiras, faxineiro, lavadeira, motorista e jardineiro, além de outros prestadores de serviços externos. Tudo isso exigia grande organização e controle, revelados pelas extensas anotações de Ema em suas agendas e cadernos, que nos permitem resgatar uma parte da história social da elite paulistana no século passado, com hábitos e costumes que quase não se praticam mais.

Ema era uma pessoa diurna, com uma rotina bastante regular. Normalmente tomava o café da manhã em seu próprio quarto e só saía de lá no final da manhã, para dar uma volta pelo jardim e almoçar. Durante as tardes, se não houvesse compromissos externos, permanecia na biblioteca, onde lia, escrevia, escutava música e recebia amigos e familiares próximos. O grande salão só era utilizado para receber grupos maiores em seus jantares e coquetéis, que giravam em torno de seus interesses como empresária, mecenas e filantropa.

Tudo era planejado com a antecedência que aqueles tempos permitiam. As malas de suas longas viagens, por exemplo, começavam a ser preparadas um mês antes da partida. Havia sempre tempo para encomendar tudo que faltasse, para comunicar a partida aos amigos e deixar todos os assuntos pendentes em ordem.

Curadoria: Paulo de Freitas Costa
Pesquisa e Montagem: Daniele Paro e Wipsley Mesquita
Projeto Gráfico: Lucas Lander