Quarto Principal

Em seu quarto, Ema procurou reproduzir a decoração dos aposentos de Frederico II em Sanssouci, bem como de apartamentos franceses do século XVIII, utilizando cores e formas decorativas do Rococó, período em que o consumo de artigos de luxo e a noção de conforto e privacidade foram introduzidos nas casas particulares abastadas, estimulando a criação de objetos com funções específicas de alto padrão de elegância e perfeição técnica.
Exemplificam esse gosto as peças de mobiliário em estilo Luís XV, como a cama (Itália, séc. XVIII), as escrivaninhas femininas (Áustria e França, séc. XIX) e a lareira com espelho, provenientes de um apartamento parisiense do séc. XIX. O grande destaque vai para a mesa para jogos multifuncional (aparador, carteado, xadrez e toucador), produzida no século XVIII para a casa real portuguesa, com decoração em marfim e bronze dourado.
A antessala reúne diversas pequenas coleções, como a de arte africana (séc. XIX–XX), exposta na entrada, além dos conjuntos de peças de arte pré-colombiana (séc. I–VI) e de peças arqueológicas da antiguidade, expostos nas estantes, entre livros raros e livros de arte. Todas essas peças, deslocadas de suas funções utilitárias, ritualísticas ou artísticas originais, assumem aqui uma função decorativa e de diálogo com a arte ocidental.

A disposição das pinturas deste ambiente sofreu várias alterações ao longo dos anos. Inicialmente, Ema reuniu aqui uma série de pequenas pinturas europeias, como as que ainda se encontram atrás da cama, junto com uma coleção de retratos em miniatura, ícones russos, gravuras e páginas emolduradas de manuscritos iluminados.
No final de sua vida, contudo, quando foi feito o primeiro inventário completo da coleção, Ema trouxe diversas pinturas do modernismo brasileiro de sua casa de Campos do Jordão, alterando significativamente o tom da decoração. A aquisição dessas obras teve início nos leilões realizados em prol do Hospital Albert Einstein, na década de 1960, um período de grande valorização da arte moderna brasileira.
Ao conjunto de telas de diversas fases da obra de Lasar Segall – que Ema adquiriu de sua família para contribuir para a criação do museu dedicado ao artista –, Ema adicionou obras de Di Cavalcanti e Portinari, além de esculturas de Victor Brecheret e Bruno Giorgi.

156 itens em Quarto Principal → Página 7 de 18.

FIGURA FEMININA, Séc. XX.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Bronze
Medidas 24,5 x8,4 x 7,1 cm ap.
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0599
Ver obra →
EDAN, Séc. XIX.
Autor Grupo Cultural Iorubá
Material
ou Técnica
Metal fundido
Medidas 19,7 x 2,0 x 2,7 cm
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0593
Ver obra →
VITRINE DE CANTO, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Madeira entalhada e dourada; tecido de veludo; vidro transparente; metal.
Medidas 31,3 x 14,0 x 136,7 cm
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0470
Ver obra →
VITRINE DE CANTO, Séc. XVIII.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Madeira entalhada dourada; tecido de veludo; vidro transparente; metal.
Medidas 31,0 x 13,5 x 136,0 cm ap.
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0471
Ver obra →
TOPO DE MÁSCARA (?) COM ESCULTURA EMBLEMÁTICA DE EXU, Séc. XX.
Autor Grupo Cultural Iorubá
Material
ou Técnica
madeira entalhada pintada; tecido de algodão; tecido de lã.
Medidas 28 x Ø21 cm aprox.
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0458
Ver obra →
TOPO DE MÁSCARA, Séc. XX.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
madeira entalhada e policromada
Medidas 25,2 x 15,7 x 15,2 cm
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0459
Ver obra →
FIGURA DE RELICÁRIO, Séc. XX.
Autor Grupo Cultural Obamba
Material
ou Técnica
madeira entalhada; metais em lâminas.
Medidas 47,5 x 25,5 x 6,4 cm ap.
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0460
Ver obra →
ESTATUETA, Séc. XX.
Autor Grupo Cultural Songye
Material
ou Técnica
madeira entalhada e pintada; chifre.
Medidas 35,5 x 6,8 x 11,9 cm ap.
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0461
Ver obra →
PORTA-RETRATO, Séc. XX. 1910-1936.
Autor Mappin & Webb
Material
ou Técnica
Metal com banho de prata, madeira
Medidas 27,3 x 20,7 cm
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0463
Ver obra →