Quarto Principal

Em seu quarto, Ema procurou reproduzir a decoração dos aposentos de Frederico II em Sanssouci, bem como de apartamentos franceses do século XVIII, utilizando cores e formas decorativas do Rococó, período em que o consumo de artigos de luxo e a noção de conforto e privacidade foram introduzidos nas casas particulares abastadas, estimulando a criação de objetos com funções específicas de alto padrão de elegância e perfeição técnica.
Exemplificam esse gosto as peças de mobiliário em estilo Luís XV, como a cama (Itália, séc. XVIII), as escrivaninhas femininas (Áustria e França, séc. XIX) e a lareira com espelho, provenientes de um apartamento parisiense do séc. XIX. O grande destaque vai para a mesa para jogos multifuncional (aparador, carteado, xadrez e toucador), produzida no século XVIII para a casa real portuguesa, com decoração em marfim e bronze dourado.
A antessala reúne diversas pequenas coleções, como a de arte africana (séc. XIX–XX), exposta na entrada, além dos conjuntos de peças de arte pré-colombiana (séc. I–VI) e de peças arqueológicas da antiguidade, expostos nas estantes, entre livros raros e livros de arte. Todas essas peças, deslocadas de suas funções utilitárias, ritualísticas ou artísticas originais, assumem aqui uma função decorativa e de diálogo com a arte ocidental.

A disposição das pinturas deste ambiente sofreu várias alterações ao longo dos anos. Inicialmente, Ema reuniu aqui uma série de pequenas pinturas europeias, como as que ainda se encontram atrás da cama, junto com uma coleção de retratos em miniatura, ícones russos, gravuras e páginas emolduradas de manuscritos iluminados.
No final de sua vida, contudo, quando foi feito o primeiro inventário completo da coleção, Ema trouxe diversas pinturas do modernismo brasileiro de sua casa de Campos do Jordão, alterando significativamente o tom da decoração. A aquisição dessas obras teve início nos leilões realizados em prol do Hospital Albert Einstein, na década de 1960, um período de grande valorização da arte moderna brasileira.
Ao conjunto de telas de diversas fases da obra de Lasar Segall – que Ema adquiriu de sua família para contribuir para a criação do museu dedicado ao artista –, Ema adicionou obras de Di Cavalcanti e Portinari, além de esculturas de Victor Brecheret e Bruno Giorgi.

156 itens em Quarto Principal → Página 11 de 18.

VASO, Séc. XIX.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Porcelana, fundo azul; metal em alto-relevo em dourado e preto.
Medidas 14,5 x 9,2 x 5,8 cm
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0412
Ver obra →
FIGURA MASCULINA, Séc. XIX.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Turquesa esculpida
Medidas 11,9 x 5,7 x 4,5 cm (com pedestal)
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0400
Ver obra →
FRASCO COM TAMPA, Séc. XIX.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Turquesa esculpida em alto-relevo. Inspiração Taoísta
Medidas 14,1 x 6,7 x 4,5 cm. ap.
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0398
Ver obra →
LEQUE, Séc. XIX.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Papel de arroz policromado.
Medidas 52,1 x 16,1 cm
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0391
Ver obra →
CABEÇA (FRAGMENTO), Séc. IV a.C..
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Terracota
Medidas 9,7 x 7,5 x 5,6 cm ap.
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0392
Ver obra →
RECIPIENTE, Séc. I a.C. - I d.C. Mochica I.
Autor Civilização Mochica.
Material
ou Técnica
Cerâmica pintada com alto-relevo; concha
Medidas 19,5 x 12,7 cm d.
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0394
Ver obra →
RECIPIENTE, Séc. I - V.
Autor Civilização Mochica
Material
ou Técnica
cerâmica pintada
Medidas 25,5 x 13x 11,2cm
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0395
Ver obra →
CADEIRA DOBRÁVEL, Séc. XIX.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Madeira com marchetaria; couro lavrado; metal (petit-point)
Medidas 38,5 x 57,5 x 89,8 cm
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0378
Ver obra →
CADEIRA DOBRÁVEL, Séc. XIX.
Autor Desconhecido
Material
ou Técnica
Madeira com marchetaria; couro lavrado; metal (petit-point)
Medidas 38,9 x 53,8 x 91,4 cm
Ambiente Quarto Principal
Tombo M-0379
Ver obra →