Biblioteca
Este era o ambiente onde Ema passava a maior parte do dia, escutando música e apreciando seus livros, e usado para receber seus familiares e amigos mais íntimos para longas conversas. O formato circular teve como inspiração a biblioteca de Frederico II em Sanssouci, e as estantes em pau-marfim seguem o desenho da biblioteca do Museu Nissim de Camondo, em Paris.
A coleção de livros abrange mais de 3.500 volumes, adquiridos a partir do final dos anos 1940. Estão incluídos desde manuscritos e exemplares dos primeiros livros impressos (incunábulos, do século XV) até edições de luxo ilustradas do século XX, passando por clássicos da literatura ocidental e brasileira, além de diversos relatos de viajantes estrangeiros sobre o Brasil, do século XVI ao XIX, que formam a sua “brasiliana”.
Na decoração, merecem destaque a mesa-secretária em estilo Luís XVI do mestre ebanista Cramer (?–1794) e, acima da lareira, um relógio de parede (Paris, séc. XVIII) em estilo Régence – que corresponde à transição do Barroco ao Rococó na França – decorado com figuras femininas da mitologia grega, além de peças de porcelana chinesa de variados períodos.
A tela Ariadne, de Jean-Baptiste Greuze, foi a primeira aquisição importante da coleção, realizada em 1947 por indicação de P. M. Bardi, que então começava a formar a coleção do Museu de Arte de São Paulo – Masp. As laterais da porta contêm ainda importantes gravuras de Albrecht Dürer, Jerome Wierix (séc. XV) e Rembrandt (séc. XVII), que fazem referência às técnicas de impressão e ilustração dos livros.
59 itens em Biblioteca → Página 4 de 7.
CADEIRA DE BRAÇOS, Séc. XIX.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira com policromia, envernizada; palha trançada; tecido. |
Medidas | 67,5 x 63,0 x 99,4 cm ap. |
Ambiente | Biblioteca |
Tombo | M-0078 |
SOFÁ, Séc. XX. 1960.
Autor | Lottieri Lotteringhi (Terri) Della Stufa. Decorações Terri Ltda. |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira, tecido, plumas |
Ambiente | Biblioteca |
Tombo | M-0031 |
POLTRONA, Séc. XIX.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira entalhada e envernizada; tecido de veludo. |
Medidas | 67,0 x 75,2 x 87,6 cm |
Ambiente | Biblioteca |
Tombo | M-0032 |
POLTRONA, Séc. XIX.
Autor | Desconhecido |
---|---|
Material ou Técnica |
Madeira entalhada e envernizada; tecido de veludo |
Medidas | 68,7 x 79,4 x 86,0 cm |
Ambiente | Biblioteca |
Tombo | M-0033 |
VIRGEM COM MENINO (MADONA DA PÊRA), Séc. XVI.
Autor | Jerome Wierix (Antuérpia, Bélgica, 1553-1619), cópia de Albrecht Dürer (Nuremberg, Alemanha,1471-1528) |
---|---|
Material ou Técnica |
Água-forte sobre papel. |
Medidas | 15,8 x 11,0 cm |
Ambiente | Biblioteca |
Tombo | M-0021 |
RETRATO DO CALIGRAFISTA LIEVEN VAN COPPENOL, Séc. XVII - 1658 (impressão 1850-1906).
Autor | Rembrandt van Rijn |
---|---|
Material ou Técnica |
Água-forte e ponta-seca. |
Medidas | 20,4 x 17,6 cm |
Ambiente | Biblioteca |
Tombo | M-0022 |
JOVEM SENTADO NO CHÃO COM UMA PERNA ESTENDIDA, Séc. XVII - 1646.
Autor | Rembrandt van Rijn |
---|---|
Material ou Técnica |
Água-forte e ponta-seca. |
Medidas | 9,7 x 16,7 cm |
Ambiente | Biblioteca |
Tombo | M-0023 |
CRISTO E A SAMARITANA, Séc. XVII - 1658.
Autor | Rembrandt van Rijn |
---|---|
Material ou Técnica |
Água-forte e ponta-seca |
Medidas | 15,0 x 18,4 cm |
Ambiente | Biblioteca |
Tombo | M-0024 |
NU FEMININO RECLINADO, Séc. XVII - 1658.
Autor | Rembrandt van Rijn |
---|---|
Material ou Técnica |
Água-forte, ponta-seca e buril. |
Medidas | 8,7 x 16,2 cm |
Ambiente | Biblioteca |
Tombo | M-0025 |