Vasos, Jarros e Taça. Grécia_sec. XIX e XX

Encontro de Professores
Exposição de objetos etnográficos, artísticos e de design

→ Parceria Educativo Casa Museu Ema Klabin e Centro Paula Souza

Encontro de Professores | Parceria Educativo Casa Museu Ema Klabin e Centro Paula Souza - Exposição de objetos etnográficos, artísticos e de design

O encontro é direcionado a professores que atuam no Centro Paula Souza e será promovido pelo CETEC-CPS em parceria com a Casa Museu Ema Klabin

Quinta-feira, 11 de maio, das 9h às 17

Gratuito ou contribuição voluntária de qualquer valor

40 vagas por ordem de inscrição

Encontro presencial

Imagem: Vasos, Jarros e Taça. Grécia_sec. XIX e XX. Foto: Vera Albuquerque

O que são objetos de arte? E os objetos de design? O que são peças etnográficas? A compreensão a respeito da classificação dos diferentes objetos da coleção do museu será o mote da próxima formação no âmbito da parceria com o Centro Paula Souza.

Buscaremos olhar para as peças presentes no museu a partir de suas tipologias, considerando sua diversidade regional, cultural e o período em que foram produzidas.

No encontro, que acontece no contexto dessa longeva parceria, vamos selecionar peças classificadas como etnográficas para, comparando-as com outros tipos de peça,  refletir sobre a visão eurocêntrica que ainda paira sobre esses campos museológicos, históricos e expográficos.

Objetos etnográficos se referem apenas aos povos colonizados? Como percebemos essa classificação aplicada aos objetos oriundos da Antiguidade Clássica e às sociedades colonizadoras?

Propomos, com isso, uma leitura que questiona como visões de mundo se tornam hegemônicas e uma reflexão sobre a trajetória e biografia dos artefatos que são produzidos e circulam no mundo da cultura.

Para a discussão será exibido o Atlas Maior de Joan Blaeu, datado de 1665 no qual podemos perceber marcações gráficas e uma visão legitimadora da dominância eurocêntrica sobre o chamado sul global.

Trata-se de uma reflexão multidisciplinar e transversal que reúne professores de história, ciências sociais, geografia, artes, linguagens, design e arquitetura.

O encontro é direcionado a professores que atuam no Centro Paula Souza e será promovido pelo CETEC-CPS em parceria com a Casa Museu Ema Klabin

Público-alvo

Professores de artes, história, sociologia, filosofia, linguagens e do eixo de produção cultural e design

Relacionados