trabalho documental fotográfico

Histórias de um bairro

→ Construção de um trabalho documental fotográfico no bairro da casa-museu

Histórias de um bairro
Construção de um trabalho documental fotográfico no bairro da casa-museu

Dani Sandrini

Início quarta-feira, 15 de abril das 19h às 21h30 (12 encontros)
Outros encontros: Sábados, 18/04 e 16/05 das 10h às 12h30
Quartas-feiras, 22 e 29 de abril; 06, 13, 20, 27 de maio e 10, 17 e 24 de junho das 19 às 21h30.

R$ 660,00

14 vagas por ordem de inscrição

Imagem: fotografia de Dani Sandrini

Este curso irá discutir as diversas possibilidades de um trabalho documental e desenvolver narrativas fotográficas acerca do bairro onde está localizado o museu.

De acordo com o trabalho de alguns fotógrafos documentais, como Claudia Andujar, João Roberto Ripper, Paulo Pampolim, Susan Meiselas, João Pina, Nan Golding, entre outros, serão discutidas as fases da construção de um trabalho documental, transitando pelas expectativas, adaptações, surpresas, desafios e escolhas para um projeto coeso e que conte histórias para além das obviedades.

Dessa forma, ao longo do curso, idealizado dentro da proposta da programação anual da Casa-Museu Ema klabin de 2020, cujo tema é ” Outras Narrativas”, cada participante irá desenvolver um ensaio sobre o bairro Jardim Europa, de forma que outras narrativas – diferentes das que já se registrou sobre o bairro – possam ser construídas a partir dos diversos olhares do grupo, contribuindo para levantar reflexões acerca das complexidades que compõem esta região da cidade.

Assim, com o acompanhamento da fotógrafa Dani Sandrini, serão trabalhadas as histórias que cada participante quer contar, passando pela história do bairro, pelos recortes possíveis do tema, o posicionamento do (a) fotógrafo (a) e suas escolhas – tanto objetivas quanto subjetivas – a ética e os limites na profissão do (a) documentarista.

A partir do início das captações fotográficas, os participantes serão convidados a levar suas produções para a aula, onde irão discutir o trabalho com o grupo e gerar ideias para os caminhos possíveis de continuidade, fortalecendo também a maturação do projeto de cada um, até o ponto de poderem trabalhar a edição e sua finalização.

Público-alvo

Fotógrafos amadores ou profissionais, que possuam câmera fotográfica.

Inscrição
Dani Sandrini

Dani Sandrini é formada pela ECA-USP e desde 1998 trabalha com fotografia, tanto comercialmente quanto como ferramenta em propostas lúdicas e educacionais.
Em 2009, começa a se dedicar aos seus projetos autorais em fotografia, atuando entre o Brasil e a Jordânia, onde foi premiada em 2014.
Nos últimos anos, tem desenvolvido trabalhos documentais em fotografia expandida, e vem estudando o entrelaçamento de materiais e suportes com a imagem fotográfica, a memória e a ação do tempo sobre as mesmas.
Foi contemplada com o projeto Darueira no 1º Edital de apoio à Criação e Exposição Fotográfica proposto pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, em 2018, resultando na exposição ``terra terreno território`` na Biblioteca Mario de Andrade, em 2019.

Relacionados