Com intuito de expandir as possibilidades criativas do universo musical em conjunto com outras artes, o curso propõe explorar a influência que a música pode exercer ou sugestionar na composição de trilhas. Assim contribuir com outros propósitos artísticos, além de expor possibilidades sonoras pouco utilizadas.
Pretende-se, ao final do curso, através do contato com ilimitados artifícios como cores, formas, espaços, cenas, movimentos e concepções musicais, a inspiração transforme o processo criativo, e as atenções se voltem para possibilidades inusitadas de construção de discursos através da linguagem musical.
Utilizando efeitos empregados em várias técnicas de gravação e de diferentes formas e harmonizações, o participante poderá criar atmosferas apropriadas para a atuação em espetáculos teatrais, de dança, cinema, exposições, instalações artísticas e também para desenvolver temas em grupos musicais.
Curso direcionado a estudantes de música, compositores, artistas e interessados em geral
Terça-feira das 16h00 às 18h00
4 encontros quinzenais | R$ 320,00 | 30 vagas
1º encontro – 13/09/16
Uso e construção de escalas, possibilidades harmônicas, organizações formais. Panorama histórico voltado para a composição musical
2º encontro – 27/09/16
Manipulação, captação e transformação dos timbres. Efeitos análogos e digitais
3º encontro – 11/10/16
Técnicas de gravação e possibilidades de manipulação do som gravado
4º encontro – 26/10/16
Uso do material sonoro aplicado, ou transformado por influências como cores, formas, espaços, cenas, movimentos, ideias e concepções musicais
Marco Prado é professor, guitarrista e historiador, formado e licenciado pela USP. Pós-graduado pela PUC-SP. Estudou Composição e Regência na UNESP e História da Cultura e Composição na Itália. Atualmente é professor da EMESP Tom Jobim.