Bate-papo em casa
O potencial disruptivo, descolonizador e emancipador da educação museal

Bate-papo em casa
Museu-Casa-Escola: O potencial disruptivo, descolonizador e emancipador da educação museal

Désirée Simões, Casa Arquivo Vivo Lanchonete <> Lanchonete

sex 26 set 2025
ás 15h00

gratuito

transmissão pelo YouTube
@CasaMuseuEmaKlabin

Imagem: Grande Dama. Séc. XV- XVI . França/ Coleção Casa Museu Eva Klabin. Foto: Mario Grisolli/Arquivo Casa Museu Ema Klabin.

O Programa Bate-Papo em casa apresentou em 2024 uma série com convidados discutindo a tipologia casa museu e em 2025 retoma os encontros com uma nova proposta temática, visando propor reflexões e debates relacionados à Educação Museal e às práticas educativas ligadas à ancestralidade, gênero, territorialidade, entre outros tópicos.

Para o terceiro encontro da série, o tema Museu-Casa-Escola: O potencial disruptivo, descolonizador e emancipador da educação museal propõe uma conversa sobre a educação museal e sua relevância na produção coletiva de conhecimento, no rompimento de narrativas hegemônicas e no fortalecimento da autonomia e do senso de pertencimento da comunidade.

Para essa conversa recebemos Désirée Simões, diretora da associação cultural Casa Arquivo Vivo Lanchonete <> Lanchonete, instituição sem fins lucrativos da Pequena África, localizado na Gamboa, bairro da cidade do Rio de Janeiro. Criada em 2016, a organização promove atividades artístico-culturais gratuitas com e para residentes da região a fim de fomentar o desenvolvimento saudável de crianças, jovens e adultos.

A programação Bate-papo em casa nasce da parceria entre os setores de educação da Casa Museu Ema Klabin e da Casa Museu Eva Klabin, instituições criadas por duas irmãs, mulheres à frente de seu tempo, que reuniram coleções significativas e deixaram esse legado à sociedade. Assista às conversas anteriores no canal de YouTube da Casa Museu Ema Klabin.

Público-alvo

Pesquisadores, historiadores, público em geral

Désirée Simões

Psicanalista, pesquisadora. Diretora da Casa Arquivo Vivo Lanchonete <> Lanchonete e ex-coordenadora do Grupo de Trabalho Psicossocial da mesma instituição. Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ). Especialista em Psicanálise e Saúde Mental (UFF). Exerce a clínica psicanalítica em seu consultório em Copacabana, Rio de Janeiro.

Casa Arquivo Vivo Lanchonete <> Lanchonete

A Casa Arquivo Vivo Lanchonete <> Lanchonete é uma associação cultural fundada a partir da práxis estético política da artista Thelma Vilas Boas que combina no mesmo lugar e através da arte e da comensalidade, a transformação das circunstâncias com a atividade humana, e está baseada desde 2016 na Pequena África, bairro Gamboa, Rio de Janeiro. A Casa Arquivo Vivo L<>L é um espaço vinculado aos campos da Memória, Verdade e Justiça. Sua missão é a realização de um trabalho com os arquivos comunitários, priorizando as memórias vivas do presente, de modo dinâmico e desalinhado das metodologias arquivísticas ocidentais. Deste modo, articula-se à luta pela reparação histórica em relação aos prejuízos causados à população negra e negra-indígena brasileira pelo colonialismo no passado e na contemporaneidade.