Viagem pelos sonhos do mundo com coordenação de Emmanuele Baldini

Espetáculo musical | Viagem pelos sonhos do mundo com coordenação de Emmanuele Baldini

Emmanuele Baldini
Luísa Rezende
Marília Carvalho
Maria Fernanda Ribeiro
Lucas Sampaio Ribeiro Martins

Sábado, 24 de abril das 11h às 13h

Gratuito com sugestão de contribuição voluntária

100 vagas por ordem de inscrição

Tradução e interpretação em Libras

Imagem: Baldini Fotografia. Foto: Diego Frigo

A Casa Museu Ema Klabin, em parceria com o violinista e maestro Emmanuele Baldini, apresenta o espetáculo “Viagem pelos sonhos do mundo”. Alinhado com a temática institucional Memória, Baldini propõe um repertório musical que passa por diversas canções de ninar que tem origens em diferentes regiões e períodos históricos.

A partir disto, podemos observar como essas músicas representam uma transmissão de memória de forma oral, dando continuidade à essa tradição de geração em geração, encontrada em vários lugares e tempos da humanidade.

O grupo é formado por cinco musicistas, passando pelo violino, com o próprio Emmanuele Baldini, percussão com Maria Fernanda Ribeiro, violão com Luísa Rezende, violoncelo com Lucas Sampaio e a cantora soprano Marília Carvalho.

Público-alvo

Público em geral

Repertório

  • Acalanto (Brasil) – Dorival Caymmi
  • Dandini Dandini Dastana (Turquia)
  • Gjendines Bådnlåt (Noruega) – Grieg
  • Viire Takka (Estônia)
  • Ej, padá, padá, rosicka (Eslováquia)
  • Itsuki no Komori Uta (Japão)
  • Der Mond ist aufgegangen (Alemanha)
  • Yue er ming (China)
  • Shlof mein fegele (Israel)
  • Thula baba, thula sana (África do Sul)
  • A Siminzina (Itália)
  • Dorme, meu menino (Portugal)
  • Wiegenlied (Alemanha) – Brahms

Emmanuele Baldini

Emmanuele Baldini é o Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí e membro do Quarteto de Cordas OSESP. Em 2017, recebeu o Prêmio de Melhor Instrumentista da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e, em 2021, foi agraciado pelo Governo do Estado de São Paulo com a Medalha Tarsila do Amaral por seus méritos artísticos.

Luísa Rezende

Luísa Rezende iniciou seus estudos musicais aos 8 anos na Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires, sua cidade natal, com o professor Affonso Marques. Em 2018, ingressou na Escola Municipal de Música de São Paulo e teve aulas com o professor Daniel Murray até 2024, na conclusão do curso de violão. Atualmente, está cursando Bacharelado em Violão no Instituto de Artes da UNESP com orientação de Luciano Morais. Participou como bolsista em três edições do Festival de Inverno Campos do Jordão, e teve aulas com violonistas como Fabio Zanon e João Luiz. Em 2025, inicia sua trajetória com a bolsa de estudos Magda Tagliaferro Cultura Artística.

Marília Carvalho

Marília Carvalho é bacharela em canto lírico pela UNICAMP. Atuou como solista em obras como Stabat Mater de Pergolesi e a Grande Missa em Dó Menor de Mozart, além de interpretar papéis principais em óperas de Mahle, Mozart, Purcell e Puccini. Destacou-se em concursos nacionais, sendo finalista em 2022 no 1° Concurso de Canto Zola Amaro e em 2023 do Concurso Carlos Gomes. Foi duas vezes semifinalista do Concurso de Canto Natércia Lopes. Em 2023, foi solista da 9ª Sinfonia de Beethoven no Festival Música Dei e em 2024 foi semifinalista do Concurso Maria Callas. Em 2025 passou a ser integrante da Academia de Ópera do Theatro São Pedro.

Maria Fernanda Ribeiro

Maria Fernanda Ribeiro é bacharela em Música com habilitação em Percussão pela UNICAMP. Participou de festivais como o Festival Internacional de Campos do Jordão, Boswil International Percussion Academy (Suíça), Marimba Sessions for New Music (Itália) e Copper & Cow Unleashed(Alemanha), além de masterclasses de percussão e tímpano com nomes renomados da música internacional. Atuou com orquestras como OSESP, Orquestra Jovem do Estado de São Paulo, Sinfônica do Paraná e G20 Orchestra (Indonésia). Em 2023, recebeu o Prêmio Ernani de Almeida Machado e, em 2024, a vaga na Academia de Música da OSESP, onde estuda atualmente sob orientação de Ricardo Righini e Elizabeth Del Grande.

Lucas Sampaio Ribeiro Martin

Lucas Sampaio Ribeiro Martins iniciou seus estudos aos 12 anos no projeto social Instituto Grupo Pão de Açúcar com Gretchen Miller. Aos 15 anos, ingressou na EMESP Tom Jobim, onde teve aulas com Vana Bock, Bob Suelthoz, Rafael Cesário e André Micheletti. Em 2022, passou em 1° lugar na Orquestra Experimental de Repertório e ingressou na Orquestra Jovem do Estado do Estado de São Paulo, onde é violoncelista. Participou ativamente de vários festivais no Brasil e na França. Também é integrante do Quarteto Zahir.

Relacionados