Oficina | Cartografias de jardim
Carolina Coronato
Vitor Barão
sáb e dom,
20 e 21 set 2025
das 14h30 às 17h30
taxa de inscrição R$ 10,00
15 vagas por ordem de inscrição
Imagem: Processos cartográficos de participantes da residência Gramáticas da Natureza, Mata Atlântica, 2023. Foto: Carolina Coronato.
Quais memórias o jardim de Ema Klabin expressa? Esta oficina, organizada em dois encontros, propõe investigar o jardim da Casa Museu Ema Klabin como território poético, a partir da abordagem educacional do projeto Gramáticas da Natureza que integra arte e ciência.
Por meio de práticas de presença, sensibilização dos sentidos, expansões estéticas e conceituais, dialogaremos com autores/as, filósofos/as, artistas e pensadores/as, propondo aos participantes caminhos de encontro com as formas, texturas, cores e seres mais que humanos que compõem esse território.
Como desdobramento, criaremos uma publicação (em formato de zine), a partir de uma cartografia conjunta dos fenômenos vivenciados e memorializados por este jardim.
Artistas, educadores, arquitetos, designers e pessoas interessadas em geral pelas relações entre arte e natureza.
Carolina Coronato
Artista e educadora pela Universidade de São Paulo, tem como centro de sua pesquisa a criação de espaços poético-estéticos como lugar de experiência. Desenvolve processos criativos tendo a arte como ponte e linguagem para um encontro profundo com a natureza e os processos de aprendizagem, a partir da instauração do estado de infância: um estado de abertura, curiosidade e maravilhamento. Seu trabalho convida ao encontro com o sensível através de múltiplas linguagens e de costuras feitas entre arte, educação e ciência. É co-fundadora do ``Gramáticas da Natureza``, abordagem que propõe diferentes formas de relação com a natureza a partir de uma perspectiva poética.
Vitor Barão
Biólogo e Mestre em Ciências pelo Departamento de Botânica da USP, fotógrafo e cozinheiro autodidata, atua como artista multidisciplinar entre as linguagens da arte, ciência, natureza, cozinha e tecnologia. É pesquisador, consultor e professor de biomimética, documentarista de processos criativos e co-fundador do ``Gramáticas da Natureza`` que atua com educação, ciência e poética.