Uma breve história do Livro antes e depois da imprensa
Uma breve história do Livro antes e depois da imprensa
Sábado, 29/07/17 das 11:00 às 13:00
R$ 35,00
30 vagas
*Imagem: Heures à l’usage de Rome (Heures a lusaige de Romme tout au long sans riens requerir. Avec les figures de la vie de lhomme : et de la destruction de hierusalem) (1509) – Acervo Fundação Ema Klabin
Nesta palestra será realizada uma breve contextualização da história do livro antes da imprensa, abordando suas primeiras formas e o seu desenvolvimento do século XV até meados do XVIII.
Para este encontro usaremos algumas obras pertencentes à coleção de livros raros de Ema Klabin, apresentando através delas aspectos sobre as tradições que cunharam a história do livro e as práticas que se mantiveram mesmo depois da imprensa.
Este encontro discorrerá principalmente sobre como as mudanças e a introdução de novos elementos ao fazer do livro não o modificaram tanto, fazendo, porém, com que os profissionais se adaptassem à novas demandas e novos processos, como o local de sua produção, tipos de suportes, as tipografias e ilustrações.
Fernanda Brito é mestre e com doutorado em andamento em História da Ciência pela PUC-SP, desenvolvendo pesquisa sobre a história do livro e da encadernação no Brasil. Fez o curso Escritura y documentación: Paleografía, Diplomática y Archivística, pela Universidad Complutense de Madrid e o curso Identificación, Catalogación y estúdio de Encuadernaciones Artísticas pelo Instituto Valenciano de Conservação e Restauração, Espanha. Ministra cursos de encadernação no Sesc e é professora da FESPSP.