Casa Museu Ema Klabin
35 Séculos de Arte e Cultura

“Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas.

Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes”
(
Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, 2010)

 

Ema Klabin (1907-1994) formou, ao longo de sua vida, uma grande coleção de caráter panorâmico, indissociável da casa e dos ambientes que construiu e criou para abrigá-la. Múltiplos tempos da história da arte estão nela representados, entre um bronze arcaico chinês do século XIV a.C. e uma gravura brasileira da década de 1980. A coleção, com suas mais de 1.600 peças, contém exemplares das mais variadas procedências e técnicas, e seu denominador comum – seu fio condutor – é o período da vida de Ema Klabin e o julgamento estético e histórico que norteou suas escolhas, no âmbito de uma cultura feminina.

Aberta à visitação desde 2007, a Casa Museu Ema Klabin inaugurou um novo tempo para essa coleção e, além de se dedicar ao seu estudo e difusão, opera no tempo presente. Sua essência reside na interação com o público, possibilitada a partir de uma programação cultural que hoje inclui ações educativas, cursos, palestras, oficinas, espetáculos, publicações, exposições temporárias e intervenções de arte contemporânea, disponíveis de forma presencial e online.

Nesta exposição, convidamos a todos a conhecer e contemplar alguns exemplos desses 35 séculos de arte e cultura contidos na coleção e programação da casa museu. Quais são os sentimentos e pensamentos que essas obras nos trazem? Qual a relação entre as imagens apresentadas e os títulos dos cartazes? Embarque conosco nessa viagem no tempo.

Curadoria: Paulo de Freitas Costas

Produção: André Sanches, Henrique Godinho, Maria Paula Cruvinel, Thiago Guarnieri

Colaboração: Ana Cristina Moutela Costa, Cristiane Alves, Felipe Azevêdo, Renê Foch, Rosi Ludwig

Projeto gráfico: Débora Oelsner Lopes

Aplicação e site: Henrique Godinho